Diário da Serra
Diário da Serra

Professora da Unemat aborda causa indígena na argentina

Unemat Ciência 16/04/2019 Educação

Levar a temática indígena para além das fronteiras nacionais é um ato de resistência

Cartoneras produzidas por indígenas, em 2018

A professora, doutora e idealizadora do coletivo literário Curupira Cartonera, Flavia Krauss, apresentou, na semana passada, durante o “II Congresso Nacional Cátedra Unesco para la Lectura y la Escritura”, o projeto “PIBID e Curupira Cartonera: a experiência de uma editora na formação de professores no curso de Letras de Tangará da Serra”. 


Na oportunidade, ela falou sobre o relato da experiência vivida no 2° Congresso de Línguas Indígenas, que foi realizado em 2018, em Barra do Bugres. “Eles já vieram com um desejo muito decidido sobre o que eles queriam da oficina e com um posicionamento político bem firmado”, relata. 


De acordo com a professora, levar a temática indígena para além das fronteiras nacionais é um ato de resistência. “Tem uma questão identitária muito forte trabalhar com cultura mato-grossense, o mestrado indígena na Unemat é pioneiro no país. É uma forma de dar visibilidade para as minorias que estão sendo massacradas. Os indígenas estão todos os dias perdendo direitos. Serve para dizer que têm muitos povos aqui e o trator do agronegócio que está passando nesse solo não está passando em cima de nada, está passando em cima de um monte de vidas”, finaliza Flavia.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria