Diário da Serra
Diário da Serra

Evento da Unemat encerra com grande público e integração entre os acadêmicos

NUCCOM/Unemat Tangará da Serra 15/04/2019 Esportes

A programação dos jogos abrangeu partidas na noite de sexta-feira, 12, sábado e domingo, 13 e 14, o dia todo

Esportes

A primeira edição do evento intercurso da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, contou com mais de 300 pessoas em seu encerramento, na noite deste domingo, 14, no complexo esportivo da Vila Olímpica. O público foi formado por acadêmicos, professores e técnicos da UNEMAT, além de pessoas e vendedores ambulantes da comunidade em geral. Na ocasião, todos acompanharam as finais dos jogos de futsal (feminino e futsal), voleibol (feminino e voleibol) e tênis de mesa, que iniciaram as 13h20 e teve seu término às 21h30. 


O evento esportivo é o primeiro depois de 10 anos sem atividade no gênero. Ele foi lançado como parte das atividades comemorativas de 24 anos do campus universitário de Tangará da Serra. Trata-se de uma iniciativa da Assessoria de Extensão, em parceria com a Diretoria Política, Pedagógica e Financeira (DPPF), a Diretoria da Unidade Regional Administrativa (DURA), o DCE, as atléticas Díceros, Fera, Fox, Pardus e Severa, além da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria de Esportes. E o objetivo é de integrar a comunidade acadêmica e atrair a sociedade tangaraense para as atividades da Unemat. 


Segundo o coordenador do evento e assessor de extensão, Lawrenberg Silva, o evento, apesar de ter sido organizado em menos de um mês, superou as expectativas. “Dentro das circunstâncias expostas, posso dizer que a primeira edição da InterUnemat surpreendeu-me positivamente em diversos aspectos. Entre eles, o da presença de público e o do envolvimento da comunidade da Unemat”, analisa. 


O evento
Na sua primeira edição, a InterUnemat contou com 28 equipes, que foram distribuídas nas modalidades de futsal masculino (13) e feminino (3), voleibol masculino (5) e feminino (4) e tênis de mesa (3). Os jogos tiveram início na sexta-feira (12), na Vila Olímpica, com cerimônia de abertura que contou com a presença do Diretor Politico, Pedagógico e Financeiro do campus da Unemat (DPPF), o professor Raimundo França, a Diretora da Unidade Regional Administrativa (DURA), Caroline Tito Camarço, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e acadêmico do curso de Biologia, Aluizian Fernandes, o Secretário Municipal de Esportes, Ademir Anibale, o vereador Rogério Silva, e o coordenador do evento e assessor de extensão, o professor Lawrenberg Silva. Depois houve o desfile das delegações dos nove cursos do câmpus (Administração, Administração em Agronegócio, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo e Letras), além do segmento de técnicos e professores. A solenidade teve falas de agradecimento da organização e se encerrou com a execução do hino nacional. Os jogos contaram com apoio na segurança, através da polícia militar, e atendimento médico aos atletas, com a presença de uma equipe de cinco estudantes do curso da Enfermagem. 


Os jogos e os vencedores do evento 
A programação dos jogos abrangeu partidas na noite de sexta-feira, 12, sábado e domingo, 13 e 14, o dia todo.  O voleibol, o tênis de mesa e o futsal feminino foram disputados em chave única, enquanto o futsal masculino em quatro grupos, sendo três com três competidores e um com quatro competidores. O maior vencedor desta edição dos jogos foi o curso da Engenharia Civil, ao se sagrar campeão nas modalidades do voleibol feminino (equipe da Atlética Fera), futsal masculino (equipe da Atlética Fera) e tênis de mesa (João Marcos). Nas outras modalidades, o curso de Agronomia ganhou no voleibol masculino (equipe da Bayern de Alambique), enquanto o de Enfermagem foi o melhor no futsal feminino (equipe da Insana). Os vencedores receberam um troféu e medalhas douradas e os segundos colocados somente medalhas prateadas. Além disso, também a arbitragem foi premiada pelo trabalho prestado.



Diário da Serra

Notícias da editoria