Diário da Serra
Diário da Serra

Suicídio de enfermeira acende alerta sobre índices de depressão

Olhar Esportivo 25/03/2019 Polícia

O Coren/MT publicou uma nota de pesar

Anna Angélica Dorileo

O suicídio da enfermeira Anna Angélica Dorileo, no último sábado, 23, acendeu um debate sobre os altos índices de depressão entre profissionais da área. O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren/MT) publicou, na manhã deste domingo,24, nota de pesar, e grande parte dos comentários eram de pessoas cobrando fiscalizações e estudos psicológicos sobre os profissionais.


Em janeiro de 2019, em Campo Grande, um caso semelhante aconteceu e trouxe o debate à tona. A enfermeira Janaína Silva e Souza, de 39 anos, foi encontrada morta e à época o Conselho Federal de Enfermagem publicou uma notícia chamando atenção para o caso. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Coren-MS), Sebastião Duarte, afirmou que o ocorrido com Janaína não é um caso isolado. “A profissão lida com pacientes em situação de dor e sofrimento, de morte, e isso abala também o emocional do profissional. Motivo pelo qual a gente tem pedido carga horária mais justa”.


A carga horária é um dos pontos de queixa da categoria. Um Projeto de Lei que visa diminuir a jornada de trabalho de 44 para 30 horas semanais aguarda desde 1999 para ser votado no Congresso Nacional.   Em junho de 2018, a ‘Ordem dos Enfermeiros’ fez um alerta ao Ministério da Saúde sobre os altos casos de suicídio.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria