Diário da Serra
Diário da Serra

Chuvas arrastam ponte em Nortelândia e prefeito decreta estado de emergência

Lucélia Andrade/Redação DS 23/03/2019 Geral

Cerca de 100 famílias estão prejudicadas com a ausência da ponte

Geral

O Prefeito Municipal de Nortelândia Jossimar José Fernandes, o Zema, decretou estado de emergência depois que as chuvas levaram a ponte do Rio Santana localizada na MT 343, região do Bananal.  A ponte possui 20 metros e foi arrastada junto com o aterro da pista na noite da última quinta-feira, 21, deixando o local intransitável.

 

“Uma sessão de bueiros permaneceu no local, mas toda pista foi danificada em face disso decretamos estado de emergência”, disse o prefeito destacando que já estão sendo providenciadas a aquisição de novos tubos para recompor o aterro que cedeu e também a passagem de água. 

 

Essas aquisições, de acordo com ele, serão feitas através do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) recurso destinado pelo governo do Estado. “Depois dessa medidas nos reuniremos com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) para tentar ressarcir esse investimento, uma vez que bueiros acima de 12 metros são de competência do Estado com a lei do Fethab.

 

Segundo o prefeito, cerca de 100 famílias que moram na comunidade rural localizada há aproximadamente 40 quilômetros da cidade estão prejudicadas com ausência da ponte. Para tentar solucionar o problema o prefeito afirma que já está em processo de construção de uma nova ponte de madeira para dar acesso principalmente aos estudantes e à saída da produção. “Creio que até esta segunda-feira, 25, já estará normalizado o tráfego na região do Bananal e a partir de segunda começaremos a construção de uma nova ponte para dar acesso ao escoamento e a população”, garantiu.

 

Ele frisou ainda que existem muitos produtores rurais que estão aguardando a estrada ter acesso novamente, para poder fazer o escoamento da ‘safrinha’. “Visto que a soja já foi escoada, mas aí temos também a questão do algodão ”, afirma o prefeito.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria