Diário da Serra
Diário da Serra

Deputado pede suspensão da sessão que aprovou projeto que condiciona pagamento da RGA a servidores de MT

G1 MT 21/03/2019 Política
Política

O deputado Elizeu Nascimento (DC) impetrou nessa quarta-feira (20) um mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), pedindo a suspensão da sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que aprovou o projeto que condiciona o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) à capacidade financeira do estado. Essa sessão foi realizada no dia 24 de janeiro.

 

A aprovação, segundo ele, foi ilegal, já que foi feita por deputados da legislatura passada e não pelos parlamentares eleitos em 2018.

 

"A aprovação se deu já no ano de 2019, porém, pela legislatura anterior, e não por aquela eleita para ser empossada neste ano, ainda que a mensagem tenha sido encaminhada pelo atual governo, e já no ano de 2019", argumenta no mandado de segurança.

 

Ele argumenta que a Constituição Estadual de Mato Grosso define o período das sessões entre 2 de fevereiro e 17 de julho e 1º de agosto e 22 de dezembro.

 

Para Nascimento, a aprovação do projeto foi feita de maneira precipitada e também feriu o Regimento Interno da Assembleia. A medida, conforme o parlamentar, além de trazer perdas aos servidores públicos, gera distorções e desigualdades entre os servidores do Executivo e dos demais Poderes.

 

O parlamentar tomou a medida após a aprovação, nesta semana, da concessão da RGA aos servidores do Judiciário retroativa ao mês de janeiro. Segundo ele, se trata de igualdade no tratamento para com os servidores públicos.

Diário da Serra

Notícias da editoria