Diário da Serra
Diário da Serra

MP e Sema acompanham investigações sobre morte de peixes no Rio Paraguai

Redação DS / Com G1 18/03/2019 Polícia

Caso também é investigado pelos Policiais do Núcleo PM de Proteção Ambiental de Barra do Bugres

Mortandade de peixes aconteceu no Rio Paraguai

O Ministério Público Estadual (MPE) monitora a coleta e análise de amostras do Rio Paraguai, na região da APA Nascentes do Rio Paraguai, em Alto Paraguai, para verificar as causas da mortandade de peixes divulgada nas redes sociais no domingo, 17. O caso também  é investigado pelos Policiais do Núcleo PM de Proteção Ambiental de Barra do Bugres. Segundo o Sargento Sinézio, uma equipe da Polícia Ambiental foi enviada ainda no último domingo, para Alto Paraguai.


Os próprios moradores coletaram água do rio suspeitando que houve contaminação no local e o material deve ser analisado. De acordo com a prefeitura de Alto Paraguai, o abastecimento de água  na cidade foi suspenso no mesmo dia por conta da contaminação da água.


O que se especula é que a contaminação tenha ocorrido no interior da referida unidade de conservação.


A APA Nascentes do Rio Paraguai já foi alvo de coleta promovida pelo Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador – NEAST do Instituto de Saúde Coletiva - ISC da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no ano de 2017, cuja análise revelou contaminação por agrotóxicos na Área de Proteção Ambiental Estadual. Na ocasião, foram detectados princípios ativos de substâncias para os quais não há limites de segurança previstos no Brasil.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria