Diário da Serra
Diário da Serra

Saúde intensifica vacinação contra Sarampo

Fabíola Tormes / Redação DS 18/03/2019 Saúde

É importante que os pais confiram os cartões de vacina

Vacina está disponível para crianças e adultos

Desde o início desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra intensificou a vacinação contra o sarampo em todas as Unidades de Saúde do município. 


As medidas de prevenção e controle foram adotadas pelo município, em conjunto com o Escritório Regional de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde após a notificação de um caso suspeito de sarampo em uma criança de apenas nove meses, moradora do bairro Vila Horizonte, em Tangará da Serra. “Essa criança está bem, estável e não tem mais risco de contaminação, porque já está em antibiótico pelo período recomendado, porém estamos fazendo toda a parte de investigação para confirmar ou descartar esse Sarampo em nosso município”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, ao afirmar que após a notificação feita à Vigilância Epidemiológica foram desencadeadas diferentes ações, entre elas a vacinação contra o sarampo para pessoas que não tenham comprovação vacinal.


“Estamos pedindo que a população procure as unidades de saúde para fazer a conferência de sua carteirinha vacinal (…) para que a doença não volte a ser disseminada em nosso município”, pede a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do Escritório Regional de Saúde, Mara Gavioli, que também acompanha o caso. 


“Essa vacina, que tem vários nomes e podemos encontrá-la no cartão como Triplice Vital, Tetra Viral, Dupla Viral, Sarampo, MMR, já é de rotina em todas as unidades. Uma vacina disponível todos os dias, de segunda a sexta, das 7h30 às 10h45 e das 13h30 até às 16h45, em todas as unidades e ela continua disponível agora, mas de forma intensificada”, complementa Juliana. 


A vacina está disponível a todos, sendo a indicação de duas doses para crianças e adolescentes de 1 a 19 anos e aos adultos de 20 a 49 anos uma dose na vida. 
 



Diário da Serra

Notícias da editoria