Diário da Serra
Diário da Serra

CTG promove Entrevero Aliança neste final de semana

Fabíola Tormes / Redação DS 14/03/2019 Geral

A programação inicia nesta sexta-feira, 15, com o Sarau Gaúcho

Programação inicia nesta sexta

O Centro de Tradições Gaúchas de Tangará da Serra – CTG Aliança da Serra realiza neste final de semana um evento diferente: o Entrevero Aliança – um conjunto de eventos artísticos, culturais e esportivos envolvendo a comunidade tradicionalista de toda a região, assim como a população em geral.


A programação inicia nesta sexta-feira, 15, a partir das 18h30, com o Sarau Gaúcho, um evento idealizado pela 1ª Prenda Veterana de Mato Grosso, Aritanna Kuyumtzief. “Consiste em trazer informações a nível cultural aos associados, dançarinos e pessoas ligadas ao CTG”, adianta o patrão do CTG Aliança da Serra, Mauro Geraldo.


Neste evento, no primeiro dia, estão previstas uma palestra com o jornalista e historiador Rogério Bastos, do Rio Grande do Sul, que falará sobre ‘A origem do Gaúcho e História do tradicionalismo’ e ainda atividades na área externa, como fogo de chão, contação de causos, prosas e roda de gaitas, em um acampamento com toda a família tradicionalista.


No sábado, a partir das 6h30, a programação do Sarau Gaúcho segue com Café de Chaleira (aberto a sociedade); depois, às 7h30, haverá o plantio de 70 árvores de mudas frutíferas, no Pomar Aliança; seguindo com as palestras ‘A importância do jovem no meio tradicionalista’, com Rogério Bastos e ‘A família e o CTG’, com a psicóloga Daniele Marchetto. Ainda no período da manhã a programação terá duas oficinas - Nós de lenços e do churrasco. Já no período da tarde, a partir das 13h30, iniciam os jogos tradicionalistas.


ENCONTRO DE PATRÕES - Concomitantemente aos jogos tradicionalistas, o Entrevero Aliança sediará no sábado a tarde, este em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Encontro de Patrões da 1ª Região Tradicionalista do MTG. 


A programação deste evento contará com a palestra do historiador Rogério Bastos ‘Construindo uma identidade sólida’, e segue com a reunião dos patrões, para discussões de estratégicas da primeira região.


Mateada Aliança e Boi no Rolete fecham Entrevero

Para integrar a sociedade e celebrar a tradição gaúcha, o Centro de Tradições Gaúchas de Tangará da Serra – CTG Aliança da Serra promoverá neste sábado, 16, a terceira edição da Mateada Aliança. O evento é parte da programação do Entrevero Aliança, que inicia neste sexta-feira, 15.


Segundo o patrão do CTG Aliança da Serra, Mauro Geraldo, o evento terá início às 16h30, no quiosque cultural (ao ar livre), na sede do CTG. “Neste evento teremos a oficina do chimarrão, onde falaremos da história de como surgiu o chimarrão e as mais diversas formas de fazer o mate, além de apresentações artísticas e culturais, declamações, chulas e brindes aos participantes”, adianta o patrão, ao convidar toda a sociedade para desfrutar de um belo momento de conversa e chimarrão, as sombras do CTG.


Já no domingo, 17, para encerrar com chave de ouro a programação do Entrevero Aliança, os organizadores estão preparando o primeiro Boi no Rolete. Um evento aberto a toda a população, com almoço e sorteio de prêmios, sendo três em dinheiro, de R$ 500, e uma moto CG Fan 125cc. Aos interessados, as cartelas seguem a venda.


“Contamos com a presença da população de Tangará da Serra, que sempre apoia nossos eventos (…) um final de semana repleto de eventos importantes ao CTG e a sociedade. Contamos com a participação e presença da sociedade tangaraense”, convida o patrão. 


A expectativa é receber mais de 1,5 mil pessoas, divididas em todos esses eventos, com destaque especial para o Boi no Rolete, no domingo, em que aguardam cerca de 800 pessoas. 
 



Diário da Serra

Notícias da editoria