Diário da Serra
Diário da Serra

Atec implanta biblioteca itinerante ‘Descongelando ideias’

Fabíola Tormes / Redação DS 11/03/2019 Educação

A geladeira está a disposição dos alunos no saguão da escola

A geladeira está recheada de conhecimento’

“A leitura nutre a inteligência”. Esta convidativa frase está escrita em uma geladeira recheada de conhecimento e a disposição dos alunos da Atec no saguão de entrada da escola. 


A ideia do projeto surgiu ainda no ano passado, ocasião em que a geladeira da escola estragou e, em busca de uma utilidade para a mesma, nasceu o ‘Descongelando ideias’. “Já tínhamos pesquisado e visto em outras regiões e pensamos: por que não aqui, dentro da escola?”, relembrou o diretor Robson Teodoro, ao explicar que a geladeira está recheada de livros, revistas, dicionário, gibis e de notícias, através da edição impressa do Diário da Serra. “Não vamos nos limitar aos livros, mas em tudo aquilo que vai incentivar a leitura”.


Assim como todas as unidades escolas, a Atec já possui um ambiente propício para a leitura – a biblioteca, porém este novo local de leitura foi criado para dar ainda mais oportunidades de leitura, num ambiente aberto. “Temos um trabalho integrado com a biblioteca, em que os alunos, dentro dos seus horários, tem aulas na biblioteca, mas também precisamos tornar o livro em algo ainda próximo, em algo que esteja de fácil acesso”, completa. “Queremos que chame a atenção dos alunos e que eles queiram ler. Então por isso criar essa biblioteca itinerante”.


Para a leitura, explica Robson, basta que o aluno abra a geladeira, escolha uma leitura e se nutra de inteligência. “Depois da leitura, basta devolver”.


Mas a ideia não para por aí. A intenção da direção é montar outras geladeiras como essa e assim espalhar conhecimento pela cidade.


Para isso, a direção está arrecadando livros diversos e outros materiais de leitura, para que novas geladeiras estejam o mais breve possível ao alcance de outros leitores. 
 

Diário da Serra

Notícias da editoria