Diário da Serra
Diário da Serra

Missas celebram o início da Quaresma

Fabíola Tormes / Redação DS 06/03/2019 Geral

Celebrações também marcam a Campanha da Fraternidade 2019

Campanha da Fraternidade 2019

As comunidades católicas em todo o país iniciaram nesta quarta-feira, 6, o tempo da Quaresma, com a Missa de Cinzas. As celebrações aconteceram em diversas comunidades das Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha, em Tangará da Serra.


Durante este período, que se estende até o Domingo de Ramos (14 de abril), os cristãos são convocados a viverem mais profundamente a experiência da conversão ao seguimento de Jesus e da mudança de vida. “Esse tempo é marcado para nós, católicos, como um voltar-se para si e consequentemente voltar-se para Deus, e fazer uma reflexão profunda da vida da caminhada em Deus (…) Então a Quaresma é esse tempo de conversão, de recolhimento, de silenciar e voltar-se para Deus para de fato refletir qual a proposta, o projeto, o caminho de Deus para seus filhos, para nós humanos”, explica o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Frei Hélio Aparecido dos Santos.


Esse tempo, reforça o Frei, recorda biblicamente os 40 dias em que Jesus esteve no deserto, os 40 dias para Elias subir o monte Horebe, a libertação do povo de Deus após 40 anos. “Simbolicamente recordamos isso (…) tempo propício para participar, conviver e silenciar numa grande reflexão com Deus e reencontrar esse caminho para bem celebrar a Páscoa”.


A Quarta-feira de Cinzas também é marcada pelo início da Campanha da Fraternidade, que neste ano trata o tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’. “Como cristãos somos chamados para refletir o nosso compromisso e participação, para que haja uma política pública, isto é, que venha um bem comum, que venha cuidar da vida (…) a igreja, sabiamente, nos convida como católico a olhar, refletir e pensar no bem comum. E o pensar no bem comum só acontece a partir do meu e do compromisso de cada um”.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria