Diário da Serra
Diário da Serra

Novos uniformes entregues à Rede Municipal geram questionamentos de pais

Lucélia Andrade/Redação DS 25/02/2019 Educação

As dúvidas foram inclusive em relação a utilização do uniforme antigo

Educação

Escolas e creches de Tangará da Serra já iniciaram com a programação de entrega de uniformes a alunos da Rede Municipal de Ensino. Muitos inclusive, já receberam. No entanto, alguns questionamentos chegaram à reportagem do DS de pais  informando que  foram entregues aos filhos, apenas camisetas e não shorts e tênis como os demais.  

 

Procuramos o secretário municipal de Educação Gilmar Utzig para falar sobre o assunto e na oportunidade ele esclareceu que desde o início tem falado que somente a Educação Infantil receberia o uniforme completo [ camisetas, tênis, shorts e calças]. Já os alunos do Ensino Fundamental, apenas as duas camisetas.  “Desde o começo do processo, a compra foi em cima dessa quantidade”, disse.

 

Outro questionamento de pais foi em relação aos uniformes antigos. Informações chegaram a nossa reportagem que alunos da Escola Municipal Sílvio Paternez, não poderiam utilizar mais os uniformes antigos, o que levantou um questionamento se essa decisão valia para os demais.

 

No entanto o secretário descartou essa possibilidade. “Não sei até que ponto foi feito esse comentário. O aluno pode sim usar o uniforme antigo”, disse Utzig ressaltando que o que é orientado é que quando os pais ou os próprios alunos vão comprar o uniforme, não comprem o antigo, optem pelo novo. “Algumas malharias já estão providenciando a confecção de camisetas iguais a essas que mandamos fazer. Mas quem tem o antigo, ou por ventura comprou esse ano, vai poder usar normalmente”, frisou.

 

Os uniformes entregues à Rede Municipal não tem identificação das escolas e a forma padrão, somente com o brasão do Município, foi definida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Prefeitura Municipal.  

 

O secretário afirma que desde o ano passado já havia o questionamento em relação a essa decisão. Ele explica que se identificasse o uniforme com o nome da escola e caso o aluno mudasse de colégio, já não poderia usá-lo.  

 

Sobre o questionamento de um pai em relação a alunos novos que ficariam sem o uniforme, o responsável pela Educação esclareceu  que o Município adquiriu cerca de 15% a mais de cada tamanho de uniforme, para atender essa demanda.

 

Para se ter uma ideia, segundo ele,  a Rede Municipal conta hoje com aproximadamente 12 mil alunos. E o Município comprou 26 mil camisetas. “Foi uma compra maior que o nosso número de alunos. Claro, que vão existir problemas pontuais, mas tudo isso pode ser resolvido nas escolas”, disse Utzig se referindo a questão de problemas de tamanhos das camisetas e dos tênis.  “Queremos tranquilizar os pais e dizer que nenhum aluno vai ficar sem uniforme”, garantiu o secretário.

Diário da Serra

Notícias da editoria