Diário da Serra
Diário da Serra

Inércia de Executivo com terrenos baldios revolta moradores

Rosi Oliveira / Redação DS 14/02/2019 Geral

Munícipes alegam que lei existe apenas para o cidadão

Proprietário notificado tem até 10 dias para fazer limpeza

Recentemente o Executivo Municipal retomou o serviço de inspeção em calçadas no Município. Com isso, alguns munícipes começaram  a indagar e principalmente a cobrar o mesmo, com a justificativa de que a cobrança somente existe para o cidadão, uma vez que andando pela cidade, em vários locais públicos, as calçadas encontram-se em péssimo estado.


Com o assunto de exigir que o cidadão se adeque, um leitor buscou o DS para indagar o Executivo sobre uma lei existente no Município sobre terrenos baldios. Nela há a exigência de os manter limpos, com muretas e calçadas, mas não é o que se vê pela cidade. “Nosso prefeito ainda no primeiro mandato colocou como lei que fossem feitas calçada e muro em todos os lotes baldios. Engraçado que aqui na nossa rua só tem matagal e eu acho que os proprietários nunca foram notificados”, diz o leitor do Diário da Serra, Ademir Zuffo.


Em contato com o coordenador da Vigilância Sanitária em Tangará da Serra, Edvaldo Carnauba responsável pela fiscalização, o mesmo disse que uma vez que não há como saber onde há essa situação, o setor trabalha com denúncias. “A pessoa precisa nos ligar e informar o endereço para que o fiscal vá lá averiguar. Em seguida, ele vai fazer a busca do dono no sistema e ele será notificado para fazer a limpeza”, informou.


Segundo ele, a partir da notificação, o proprietário tem até 10 dias para fazer a limpeza. Caso isso não ocorra, ele poderá ser multado de 1 a 3 UPMs, sendo que cada uma vale R$422,07.


Executivo determina retomada de terreno cuidado

Motivo de muitas reclamações, encontrar terrenos baldios em  Tangará da Serra não é difícil. Eles estão ali e acolá, totalmente abandonados, e,  de forma alguma se enquadram na Lei Municipal de que devem ser limpos, murados e com calçadas.


Geralmente quem vizinha com esse tipo de terreno acaba tendo dores de cabeça, pois os mesmos além de servirem para ocultar pessoas mal intencionadas, atraem toda espécie de animais peçonhentos que geralmente vão às residências.


Buscando amenizar esses tipos de problemas, e fazendo o que muitas pessoas se negam a fazer, a dona de casa Aparecida, moradora do Jardim Atlântida, decidiu juntamente com o esposo, limpar um terreno da Prefeitura que fica em frente a sua residência. Ali, o casal plantou flores de várias espécies, batatas, mandioca e outras  coisas, transformando para melhor o local,  mas foi surpreendido com uma medida totalmente na contramão do que se espera. Durante a matéria exibida na Rede TV!, a moradora mostrou o local, bem como o sentimento de tristeza por ter que desfazer algo tão belo. “Quando nós compramos o terreno aqui era um grande matagal, cheio de colonião e eu e meu marido carpimos e plantamos. Nós carpimos tudo na enxada e plantamos e agora vem essa decisão para arrancar tudo. Tudo bem, se querem que a gente tire, a gente vai tirar, porque não é nosso e a gente estava só cuidando, porque nós queremos a frente da nossa casa zelada, cuidada. Mas minha preocupação é se eles vão continuar zelando?”, indagou a moradora.


 Segundo ela, a preocupação é se realmente o Município vai continuar dando a manutenção na grama que será plantada, porque ela também cresce e requer cuidados. “Se virar mato aí de novo eu vou reclamar”, assegurou Aparecida.


Também durante a entrevista ao programa, o secretário de Meio Ambiente Magno Cesar garantiu que todos os terrenos do Município serão gramados e cuidados. “É difícil e algumas pessoas terão que tirar o que plantaram, mas vamos plantar uma grama que não cresce muito e isso deve ser em breve. É uma situação para ajudar”, informou.

 



Diário da Serra

Notícias da editoria