Diário da Serra
Diário da Serra

Balanço aponta 8,8 toneladas de peixe apreendidas durante a piracema em MT

G1 MT 08/02/2019 Polícia

Durante o período de defeso da Piracema, entre os dias 1º de outubro de 2018 e 31 de janeiro deste ano, foram apreendidas 8,8 toneladas de pescado em Mato Grosso. O balanço foi divulgado nessa quinta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O total de multas aplicadas chegou R$ 962 mil.

 

O mês com maior número de ocorrências foi dezembro, com mais de 4 toneladas apreendidas e R$ 470 mil em multas aplicadas.

 

A quantidade de pescado vistoriado foi acima de 16 toneladas nos quatro meses em que a pesca ficou proibida. Foram apreendidos ainda 1.013 acessórios de pesca.

 

Em uma das maiores operações do ano, a equipe da fiscalização da Sema, em parceria com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMPA), apreendeu, em novembro, 1,3 tonelada de pescado ilegal em Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá.

 

Um total de 8.050 pessoas foram abordadas e orientadas pelas equipes de fiscalização, durante o período de defeso.

 

Por patrulhamento terrestre e fluvial, servidores da fiscalização percorreram municípios da baixada cuiabana abordando pescadores amadores e donos de pousada onde se pratica a pesca esportiva para falar sobre seus direitos e deveres estabelecidos na lei da pesca.

 

Regras da Pesca

 

Com a liberação da pesca, algumas regras precisam ser seguidas, entre elas: estar habilitado com a carteira de pesca, não usar petrechos proibidos e respeitar a cota e tamanho mínimo do pescado, que para amadores é de cinco quilos e um exemplar, e para profissionais é de 125 kg por semana.

 

Nos trechos dos rios federais que fazem divisa com outros estados, a pesca continua proibida até o dia 28 de fevereiro, seguindo normas federais. Em áreas de unidade de Conservação a pesca é proibida durante todo o ano.

Diário da Serra

Notícias da editoria