Diário da Serra
Diário da Serra

Biblioteca Municipal está atendendo durante as férias

Rodrigo Soares / Redação DS 20/01/2019 Educação

Biblioteca de Tangará está atendendo em horário comercial

Serviços estão sendo oferecidos normalmente

Com objetivo de proporcionar o acesso à educação no período de férias, a Biblioteca Municipal de Tangará da Serra está atendendo em horário comercial durante o recesso escolar. Com isso, os usuários realizam normalmente os empréstimos de livros e podem utilizar os computadores para realizar pesquisas e outras atividades.


De acordo com o chefe do Departamento de Cultura, Anselmo Parabá, os atendimentos estão sendo realizados das 07h as 11h, e das 13h as 17h. “Reabrimos a biblioteca no último dia 14 para atendermos ao público. Aproveitando esse período de inscrição para o concurso público, colocamos os computadores a disposição para quem queira fazer a inscrição, porém, lembramos que não temos responsabilidade para auxiliar no procedimento de inscrição, apenas cedemos os computadores para os candidatos”, afirmou o responsável, destacando que para atender melhor os usuários nesse início de ano, uma limpeza foi realizada em todo o acervo da biblioteca.


“Iniciamos esse processo de higienização no dia 19 de dezembro do ano passado e terminamos no último dia 11, oportunidade em que higienizamos todos os livros e também fizemos uma limpeza  nos que não tem utilidade, descartando para o recicla”, relatou Parabá.


Atualmente, aproximadamente 400 pessoas passam pela Biblioteca Municipal de Tangará da Serra por semana, e mais de 15 mil pessoas têm carteirinha para levar temporariamente livros para casa.


“Tivemos grandes mudanças na Cultura”, afirma Parabá

Após quase seis anos coordenando as atividades do Departamento de Cultura de Tangará da Serra, Anselmo Parabá deixará a função para se dedicar exclusivamente a um projeto referente aos 300 anos da capital mato-grossense e também se dedicar a Arte, Música e Educação. Durante o período em que esteve a frente da Cultura na cidade, o artista realizou uma série de projetos relacionados ao setor, promovendo grandes mudanças e aumentando o acesso da população às atividades.


“Avalio positivamente o período em que estive coordenando as atividades. Conseguimos implantar diversas políticas públicas para Cultura. Tangará da Serra é a única cidade do Estado que possui o programa que temos hoje de acesso a cultura dentro do município”, comentou Parabá.


Dentre as diversas atividades promovidas nos últimos anos, as oficinas culturais são as que mais se destacaram, ganhando grande proporção e atendendo toda cidade.


“Isso graças a descentralização das oficinas culturais, levando as aulas para vários outros locais além do Centro Cultural”, lembrou o responsável, ao destacar que outra grande conquista foi a reforma no Teatro Municipal.


“Antes as pessoas se referiam ao Centro Cultural como espaço do teatro, hoje referem-se como todo o complexo, pois o prédio inteiro é ocupado pela Cultura de Tangará da Serra. Outra grande conquista nossa foi a elaboração do Plano Municipal de Cultura, sendo que temos um dos melhores do Estado”, avaliou o artista, que acredita que os grandes desafios da próxima gestão serão implantar as leis de incentivo, buscar profissionalização dos artistas e fortalecer a cadeia, principalmente da Cultura. “Além da busca junto aos representantes políticos de mais investimentos no setor e também continuar os programas que foram iniciados”, disse. “Agradeço aos servidores, imprensa e ao Executivo. Agradecimento especial aos artistas que fazem o trabalho com verdadeiro amor. Hoje o artista tangaraense, antes de qualquer coisa, tem paixão e amor pelo que faz”, finalizou.

 



Diário da Serra

Notícias da editoria