Diário da Serra
Diário da Serra

Anselmo Parabá deixa Departamento de Cultura em Tangará

Lucélia Andrade - Redação DS 17/01/2019 Geral
Geral


Anselmo Parabá anunciou em sua página na rede social na tarde desta quinta-feira,  que deixará o Departamento de Cultura de Tangará da Serra.

 

Parabá comandou a pasta da Cultura por cinco anos e entrega o cargo com a sensação de dever cumprido.

 

O músico vai para Cuiabá trabalhar em um projeto referente aos 300 anos da capital matogrossense e também se dedicar a Arte, Música e Educação. Ele vai comandar também uma empresa de eventos. 
 

AÇÕES - Em pouco tempo, o artista, que se aventurava na gestão cultural, conseguiu, sustentado pela classe artística e apoiado pela administração municipal, revitalizar o quase abandonado Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, criar o Programa Municipal de Apoio as Expressões Culturais – que possibilitou a geração de mais de cinco mil vagas/ano de oficinas culturais pela cidade e distritos –, criar o Plano Municipal de Cultura 2015/2025, realizar cerca de 50 eventos culturais por ano, pôr em prática a Biblioteca Itinerante, garantir a abertura da Biblioteca Municipal por 12 horas dia, reinaugurar o Teatro Municipal – completamente revitalizado e modernizado –, fortalecer e popularizar a Sala de Memória, articular e unir Cultura e Educação com quase todas as escolas do município (Municipais e Estaduais) recebendo atividades culturais, além de articular a rede e possibilitar que alunos atendidos pelo CRAS se tornassem prioridade.
 

 

Parabá também se articulou e conseguiu diversos convênios com a então Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT), possibilitando a vinda de artistas e eventos diversos do estado e nacionais para Tangará da Serra como Renato Teixeira e a Orquestra do Estado de Mato Grosso.
 

Ainda conseguiu uma cadeira na Comissão Intergestora Bipartite do Governo do Estado (CIB), que reúne a  chefia da Cultura de MT, além de diversas movimentações com grupos culturais e artistas locais, bem como apoio incondicional aos dois Pontos de Cultura instalados hoje na cidade. (Com informações Tangará em Foco) 

 

Diário da Serra

Notícias da editoria