Diário da Serra
Diário da Serra

Curso de Jornalismo lança jornal-laboratório

Assessoria Unemat 15/01/2019 Educação

É o resultado das atividades da disciplina de Planejamento Gráfico

Primeira edição já foi distribuída

Com o título Informa Tangará, o curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou seu jornal-laboratório. Desenvolvida pelos estudantes de Jornalismo do terceiro semestre, sob supervisão do professor Lawrenberg Silva, a publicação é o primeiro jornal-laboratório desenvolvido pelo curso desde sua implantação no Campus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, em Tangará da Serra, no segundo semestre de 2017.


O jornal é resultado das atividades laboratoriais da disciplina de Planejamento Gráfico e possui doze páginas, com oito seções e tiragem de mil exemplares. No seu desenvolvimento, os estudantes vivenciaram todas as etapas da produção do jornal, desde a reunião editorial para definir a linha de notícia até a diagramação e impressão.


De acordo com o estudante Alessandro Oliveira, um dos repórteres do jornal, a participação direta no desenvolvimento do jornal foi de grande importância para sua formação em Jornalismo. “É de suma importância para a minha formação. Além da teoria, a experiência mostra a prática, de como funcionam todas as áreas do jornal”, ressaltou ele.


Para o professor Lawrenberg Silva, trata-se de uma experiência pedagógica com vistas a ser uma nova opção de informação acadêmica e toda comunidade da região. “A produção do jornal, apesar de ser laboratorial, calca-se de desafios não somente curriculares do curso, mas sociais também, de modo a incentivar e ser um intermediador de cidadania através de informação e conhecimento”, analisou ele.


Na primeira edição, o jornal reuniu textos de 18 estudantes, com matérias com temas como o trânsito da cidade, cadastro biométrico, entre outras. Além do campus, o jornal será distribuído no comércio local, nos órgãos públicos e nos bairros do município.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria