Diário da Serra
Diário da Serra

Cerca de 160 pessoas são atendidas diariamente para revisão biométrica

Fabíola Tormes / Redação DS 13/01/2019 Geral

Menos de 30% do eleitorado tangaraense fez a biometria

O atendimento está sendo feito, de segunda a sexta

Os eleitores de Tangará da Serra e de outras 25 cidades matogrossenses tem até o dia 29 de março, ou seja, somente mais 55 dias úteis para fazer a revisão biométrica, obrigatória.


Este prazo, de acordo com o chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Gustavo Romko, é insuficiente, tendo em vista que pouco mais de 150 pessoas são atendidas diariamente, nas oito estações de trabalho disponíveis no Cartório Eleitoral e Câmara de Vereadores de Tangará da Serra. “Nossa capacidade de atendimento é pouca, o horário de atendimento também não é o ideal (…) Contando os eleitores aptos a votar e os cinco mil e 800 eleitores que atualmente estão com os títulos cancelados em Tangará da Serra, realmente a quantidade de equipamentos e prazo disponível é insuficiente. Não sabemos se vai haver prorrogação, portanto é interessante que o eleitor não conte com essa prorrogação e procure um dos postos de atendimento”.


O atendimento está sendo feito, de segunda a sexta-feira, no Cartório Eleitoral e Câmara Municipal, em oito estações de trabalho, com capacidade máxima que não ultrapassa os 200 eleitores por dia. “A procura tem aumentado gradativamente, mas ainda não é o ideal”, afirma, ao destacar que o número de pessoas atendidas não é maior, pois o atendimento é diferente para cada eleitor. “Pode ser que se faça uma revisão biométrica em menos de cinco minutos, porém outro pode demorar mais de 20 minutos ao apresentar dificuldades, por exemplo, para coletar digitais, da pessoa de assinar digitalmente (…) varia bastante”.


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) iniciou a revisão biométrica no município em 2015, de forma ordinária, e no dia 3 de dezembro de 2018 de forma obrigatória, e, pelo levantamento realizado na última semana, menos de 30% do eleitorado fez a revisão eleitoral (contando apenas os eleitores aptos).

 



Diário da Serra

Notícias da editoria