Diário da Serra

Tangará ainda tem uma vaga para Mais Médicos

Redação DS 07/01/2019 Saúde

Neste segunda chamada, os brasileiros devem se apresentar até quinta-feira

Saúde

Profissionais com registro no Brasil inscritos na segunda chamada do Programa Mais Médicos devem se apresentar a partir desta segunda-feira, 7, aos municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo vai até quinta-feira, 10.


Em Tangará da Serra, de acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, das 15 vagas disponíveis, somente uma ainda não foi preenchida. “Tínhamos duas vagas. Um se apresentou hoje [à equipe da Secretaria Municipal de Saúde] e agora tem apenas uma vaga a completar”, informou o responsável pela pasta da Saúde.


A previsão é que a lista de médicos brasileiros homologados que deram início às atividades seja publicada no próximo dia 14.

 

A seleção
O ministério lançou, desde novembro, editais para a substituição de 8.517 cubanos que atuavam em 2.824 municípios e 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Inicialmente, concorreram apenas médicos brasileiros com registro no país. Um novo edital, em andamento, seleciona também profissionais formados no exterior.


Novo ministro
Ao assumir o comando da pasta, o médico Luiz Henrique Mandetta disse que pretende revisar o Mais Médicos e rebateu a afirmação de que faltam profissionais no Brasil. Segundo ele, o país conta com aproximadamente 320 faculdades de medicina e 26 mil médicos graduados em 2018, com previsão de aumento desse contingente em 10% ao ano até chegar a 35 mil profissionais formados.


“Quem forma essa quantidade toda de profissionais? Muitos deles endividados pelo Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e muitos formados em escola pública. Não temos uma proposta ou política de indução para que eles venham para o sistema público de saúde.”

Notícias da editoria