Diário da Serra
Diário da Serra

TV lança série de reportagens sobre os 300 anos de Cuiabá

Assessoria 04/01/2019 Cultura

O primeiro episódio contou a história dos ‘Os Anjos da Praça’

Jornalista Stephanie Romero apresenta as matérias

O tricentenário da Capital ganha espaço na telinha da TV Vila Real Canal 10 com uma série de reportagens especiais que começaram a ser veiculadas no dia 2 de janeiro. Com capítulos semanais, a produção leva aos telespectadores a história, a cultura, aspectos pitorescos e curiosidades que fazem de Cuiabá uma cidade tão apaixonante.


Realizado em parceria entre o Grupo Gazeta de Comunicação e a 220 Assessoria, a série “Cuiabá 300 Anos” visa comemorar o aniversário da capital mato-grossense de uma maneira diferente, explica a jornalista Stephanie Romero, que assina direção, roteiro e apresentação das matérias. “O que queremos mostrar são coisas da cidade que as pessoas muitas vezes não enxergam. Propor um olhar diferente para Cuiabá, fugir do trivial”, frisa.


Ela informa que os 4 primeiros episódios - de um total de 17 - já estão prontos, podendo esse número ser ampliado. O primeiro, conta Stephanie, se chama “Os Anjos da Praça” e mostrou os quatro anjos que ficam ao redor da Praça da República, em frente à Matriz. “Mostramos que esses anjos vieram com a reforma da praça, em 1920. São estátuas de ferro que foram feitas com base na arquitetura francesa e representam as quatro estações do ano”, adianta.


O segundo episódio fala sobre o “Linguajar Cuiabano”. “O interessante é que ele é uma mistura do indígena com o Português antigo. Essa mistura acabou trazendo algumas expressões que até as pessoas que não são daqui acabam pegando, como de ‘Tchapa e Cruz’, ‘Vôte’, ‘Moagem’. Nós vamos explicar”, conta.


Os episódios da série Cuiabá 300 Anos iniciaram no dia 2 de janeiro, e irão ao ar sempre às quartas-feiras, na TV Vila Real, com exibições no Jornal da Manhã, Jornal do Meio-Dia e no Cidade Alerta.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria