Diário da Serra
Diário da Serra

Estado acumula dívida aproximada de R$ 5 mi com o Município

Rodrigo Soares / Redação DS 28/12/2018 Saúde

O Município tem visão que a Saúde é prioridade

Repasses deveriam ser feitos para  Saúde do Município

Dois mil e dezoito não foi um ano positivo para o Governo do Estado quando o assunto é quitação de dívidas com os municípios. Prova disso é o débito aproximado de R$ 5 milhões que o Estado acumula com a saúde pública de Tangará da Serra, devido aos atrasos de recursos para o Município.


“Esse é um grande problema. O Estado deve cerca de cinco milhões de reais, mas não temos perspectiva. O Governo novo vai entrar e pegar a dívida, mas temos contas de 2016 para receber. É difícil”, lembrou o secretário de Saúde, Itamar Bom, ao destacar que apesar dos atrasos do Governo do Estado para a saúde pública de Tangará da Serra, o Executivo Municipal vem garantindo os atendimentos através da aplicação de recursos próprios.


“A gente acaba colocando recursos do municípios para atender as questões que deveriam ser do Estado, então acaba sendo um problema. Porém, nossa gestão tem trabalhado muito bem isso. Vamos fechar o ano muito bem com relação aos indicadores e metas pactuadas com o Ministério da Saúde”, enfatizou. “A gestão não tem deixado faltar recursos para garantir o bom funcionamento da máquina. Por exemplo, a lei diz que a receita própria deve aplicar 15% (na saúde), mas sempre colocamos mais de 30%. O município tem visão que a Saúde é prioridade”, finalizou.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria