Diário da Serra
Diário da Serra

Cenipa aponta que incorreto conhecimento pode ter contribuído para queda de avião em MT

Só Notícias 17/12/2018 Geral

As causas do acidente ainda são serão investigadas

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) classificou preliminarmente no sistema de ocorrências que pode ter ocorrido um  incorreto conhecimento de voo do piloto e copiloto do avião Cessna Aircraft prefixo PT-ICN, John Cleiton Venera e Marcelo Balestrin, respectivamente, que foram resgatados no dia 5 deste mês, pela Força Aérea Brasileira (FAB).


Consta no histórico oficial que a aeronave decolou do aeródromo de Tangará da Serra para o aeródromo Marechal Rondon em Várzea Grande. Durante o percurso o plote radar da aeronave foi perdido, dando início às buscas.


De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) a colisão com o solo em voo controlado, são características de um acidente que tem como principal fator contribuinte o incorreto conhecimento, por parte do piloto, da real situação de sua aeronave em relação ao solo ou a obstáculos no terreno.


Marcelo e John ficaram mais de 4 dias em uma mata na Serra do Mangaval, em Cáceres (200 quilômetros de Cuiabá), onde o avião caiu. Após serem resgatados pelos militares em um helicóptero H-60 Black Hawk foram levados ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, foram transferidos para uma unidade médica particular, em Cuiabá. Não foi confirmado se já tiveram alta.


As causas do acidente ainda são serão investigadas pelo Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Consta no Registro Aeronáutico Brasileiro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que a aeronave está com as Inspeções Anuais de Manutenção (IAM) vencidas e Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado.

Diário da Serra

Notícias da editoria