Diário da Serra
Diário da Serra

LIRAa indica 6.1% em Tangará, apontando risco de surto

Rosi Oliveira / Redação DS 13/12/2018 Saúde

Meta do Ministério da Saúde é de 1%

Situação é geral no Estado

No estado de Mato Grosso, 98 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018.


Conforme matéria veiculada no site da Agência Saúde com base no levantamento do Ministério da Saúde, Estados e Municípios que apresentarem índice igual ou superior a 4% estão em risco de surto de dengue, zika e chikungunya, o que caracteriza que Tangará da Serra está nesta situação por apresentar um índice ainda maior que este, sendo 6.1%, enquanto a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 1%.


Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Isabela Talita Silva Gomes  o LIRAa mais recente aconteceu de 5 a 9 de novembro e aponta alta significativa nos focos de criadouros do mosquito. “Essa elevação não é só em Tangará da Serra, mas em todo o Mato Grosso inteiro teve um aumento bastante significativo no Liraa”, informou a coordenadora ao salientar que o aumento das chuvas contribuem para o aumento e também deve ser levado em consideração uma vez que os trabalhos de visitas e palestras educativas estão sendo realizados bem antes dos números apresentados no LIRAa atual. “Nós temos que ver a quantidade de chuva, que tem. Tem que ver as questões pluviais em relação ao ano passado, para  a gente comparar um ano com o outro, a gente tem que ver essas questões pluviais, mas o aumento é bastante significativo. A vigilância continua trabalhando, inclusive esse ano foi o ano que a gente mais visitou imóveis, fazendo até o momento os cinco ciclos concluídos com o índice acima de 80%”, revelou.


Conforme Isabela, o que de fato deve ocorrer, é a junção de esforços da população do Município. “A informação está sendo levada para a população, os focos estão sendo monitorados muito mais que os outros anos, mas a população não está cuidando dos seus quintais”, frisou.

 



Diário da Serra

Notícias da editoria