Diário da Serra
Diário da Serra

Unemat inaugura hoje novo centro de pesquisa

Rosi Oliveira / Redação DS 05/12/2018 Educação

Centro de pesquisa é do Curso de Agronomia

Inauguração será às 15 horas

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inaugura hoje, 06, o Centro Tecnológico de Geoprocesamento e Sensoriamento Remoto. A solenidade acontecerá no Câmpus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler de Tangará da Serra às 15 horas.


O Centro de Pesquisa foi um projeto aprovado e financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) junto a Secretaria de Estado e de Ciência e Tecnologia – SECITEC do estado de Mato Grosso.


O Centro de Pesquisa, a ser inaugurado, é coordenado pelo professor Doutor Rivanildo Dallacort do Curso de Agronomia do Câmpus de Tangará da Serra, onde compreende estrutura física e organizacional, instalações, laboratórios, materiais permanentes e equipamentos, agregando grupos e núcleos de pesquisa, tendo por objetivo criar ambiência para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Para o  coordenador o ganho é excepcional. “O centro de pesquisa em si vem para fortalecer  a graduação, a pós graduação, a formação do aluno que vai estar atuando no mercado de trabalho com uma  perspectiva da agricultura, novas tendências, novas técnicas. Então estamos trazendo informações atuais para a melhoria da sociedade, da comunidade e do aluno que está ganhando. Ele vem a somar em todas as áreas por ser de caráter interdisciplinar”, destacou o responsável.  


As pesquisas a serem desenvolvidas neste centro utilizarão das ferramentas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Satélites Meteorológicos, dados de estações meteorológicas, voltadas a adaptação da agricultura mato-grossense às mudanças climáticas globais; melhoria na gestão de sistemas agrícolas e ambientais norteadas pelas tendências atuais da Agricultura Digital, melhorando e modernizando a vida do empreendedor rural.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria