Diário da Serra
Diário da Serra

Bastidores da Política

Redação DS 19/11/2018 Bastidores da Politica
Bastidores da Política

Transparência

Mato Grosso saiu na frente no combate à corrupção e também em ferramentas que fortaleceram a transparência nas ações do Poder Executivo nos últimos quatro anos.  Para isso, o Governo do Estado reformulou o Portal Transparência, ampliando as funcionalidades e qualidade das informações.


Denúncias

O canal de comunicação digital “Denúncia Agora” foi outra ferramenta criada  para prevenir e combater a corrupção no âmbito do Poder Executivo. De janeiro a outubro deste ano, o canal recebeu 530 denúncias relacionadas a improbidade administrativa ou atos que configurem corrupção.


Novatos

O Estado com maior taxa de novatos foi o pouco populoso Mato Grosso, onde cinco dos oito eleitos (63%) para a Câmara dos Deputados não têm experiência prévia em cargos obtidos pelo voto. O  segundo colocado na lista é  Rio de Janeiro, que terá 52% de parlamentares novatos.


Moro convoca integrantes da Lava Jato para a transição

Futuro ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PSL), o juiz Sergio Moro, exonerado na segunda, 19, anunciou que levou para o gabinete de transição em Brasília integrantes da Polícia Federal que participaram da Operação Lava Jato, em que o magistrado atuou em Curitiba (PR). Questionado na segunda se anunciaria o novo diretor da PF nesta semana, Moro respondeu que “talvez”.

Diário da Serra

Notícias da editoria