Diário da Serra
Diário da Serra

Pelo Dia da Consciência Negra, IFMT realiza evento

Rosi Oliveira / Redação DS 19/11/2018 Geral

Atividades serão desenvolvidas nos períodos matutino e vespertino

Dia será comemorado amanhã

Com objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça feira, 20, o Instituto Federal de Mato Grosso em Tangará da Serra (IFMT) campus avançado realizará hoje, 19, uma série de atividades alusivas à data, que serão desenvolvidas nos períodos matutino e vespertino.


Para a data comemorativa, acontecerão palestras, apresentações artísticas sobre a temática com músicas, teatro, dança,oficinas de roda de capoeira e desenho, além de minicursos que tratarão de  Literaturas Africanas e a História do Quilombo dos Palmares, tendo como fechamento desfile de roupas usadas pelos negros. Haverá ainda, debates entre os alunos com quatro temas: Cotas raciais, Se há democracia racial no País, Violência e questões raciais e sexualização da mulher negra no País.  


Segundo o organizador, professor de História do IFMT, Rodrigo Augusto Leão Camilo,  a intenção é fazer com que os estudantes conheçam um pouco mais a cultura negra e sua evolução. “Nós estudamos isso em nossas aulas de história, então, quando a gente fala em consciência negra, é lembrar os alunos o que foi a presença negra aqui no nosso país. Eles vieram arrancados de seus países e sem direito algum e mesmo após a escravidão nós não tivemos uma completa inserção da parcela negra na sociedade, pessoas que acabaram sendo marginalizados. Dessa maneira, ainda há o preconceito racial presente e quando a gente trata da consciência negra, a gente quer apenas alertar, estimular o debate para pensarmos na história e na  atualidade, tudo isso de maneira leve e indireta, quando buscamos condições para superar as discriminações impostas aos negros de nossa sociedade”, destaca o professor.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria