Diário da Serra
Diário da Serra

Tangará conta com somente 30% de coleta de esgoto

Rosi Oliveira / Redação DS 12/11/2018 Geral

Serviços estão sendo realizados para ampliar cobertura

Município pleiteia convênio para ampliar cobertura

Recentemente foi divulgado um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI),  que concluiu que a coleta de esgoto alcança apenas 28% da população do Mato Grosso.


Esse também será um dos temas abordados no 1º Fórum Municipal de Saneamento e Educação Ambiental  realizado pela  Prefeitura Municipal de Tangará da Serra juntamente com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) nos dias 21 e 22  de novembro no auditório do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho.


Em Tangará da Serra, assim como em outros municípios, o assunto preocupa e a porcentagem também ainda é pequena, como informa o diretor do Samae, Wesley Lopes Torres. “Tangará só fazendo um breve histórico, já teve uma realidade de 1/3 de sistema de esgotamento sanitário, e isso ao invés de evoluir, regrediu porque a cidade cresceu e não acompanhou. As gestões anteriores não exigiram dos novos empreendimentos esse sistema”, informou. “Quando assumimos, nos deparamos com a cidade com 22%. Hoje já estamos na faixa de 30% do município com as obras em execução”, informou Wesley, ao revelar que está em andamento um contrato de financiamento do FGTS para que outros bairros possam receber o serviço. Para que esse serviço seja expandido, deverão ser empregados aproximadamente R$ 30 milhões em investimentos, o que elevará o percentual para 70% de cobertura dos serviços.


Ainda conforme Torres, a meta estabelecida pela administração é de que até o final da gestão o Município alcance 90% de cobertura do sistema de coleta e tratamento de esgoto. “Se a gente não concluir, pelos menos iniciaremos essas obras, com certeza”, comentou.


Segundo Torres, com a aprovação do financiamento, tão logo inicie o período de estiagem, as obras já devem ser iniciadas.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria