Diário da Serra
Diário da Serra

Tangaraense participará da Olimpíada Brasileira de Matemática

Fabíola Tormes / Redação DS 07/11/2018 Educação

O estudante Artur Trenhago será o único tangaraense na OBM

Artur e a professora Helena Calor

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada e a Sociedade Brasileira de Matemática promoverão na próxima semana a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), uma competição para estudantes dos ensinos Fundamental (a partir do 6º ano), Médio e Universitários das instituições públicas e privadas de todo o Brasil. 


Em sua 40ª edição, a Olimpíada de Matemática ganhou um formato diferente, passando para fase única nos níveis 1, 2 e 3, e apenas para estudantes convidados pela organização. A relação foi divulgada na última semana e contém o nome de 1.200 estudantes, selecionados devido ao desempenho alcançado na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além de medalhistas da OBM de 2017. 


Entre os estudantes selecionados, somente um de Tangará da Serra: Artur Trenhago, de 13 anos, aluno do 7º ano da Associação Tangaraense de Educação e Cultura (Atec). “Fiquei muito surpreso e feliz com o convite. Uma conquista que me emocionou”, contou o estudante, que, segundo ele, sempre gostou dos desafios da Matemática. “Sempre fui muito interessado (…) e quero, quando crescer, fazer alguma coisa que envolva matemática”.


Para a professora de Matemática, Helena Calor, a seleção do estudante para a OBM não é surpresa, pois Artur é muito dedicado. “Ele sempre foi um ótimo aluno em sala, assim como temos vários outros que também são. Então esperamos um bom desempenho dele.


Além de Artur, a estudante Isabela Dorn, de Cuiabá, foram os únicos mato-grossenses convidados pela organização para a fase única da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática deste ano. Os estudantes farão as provas no dia 13 de novembro (ambos são Nível 1), em Cuiabá. 


OBMEP – O tangaraense participou também, juntamente com outros estudantes, da OBMEP que esperam a divulgação do resultado e a lista de medalhistas que será publicada no dia 21 de novembro.

Diário da Serra

Notícias da editoria