Diário da Serra
Diário da Serra

Cerque-se de boas pessoas

Michelle Leite de Barros 07/11/2018 Artigos

Boas pessoas não compartilham de preconceitos, boas pessoas veem o seu semelhante com amor

Artigos

Se for para gastar seu tempo com alguém, gaste com pessoas que a querem ver bem. Sua saúde mental importa tanto quanto a sua saúde física e desperdiçar sua vida com indivíduos que tomam sua energia de forma negativa não vale a pena. 
Ninguém é obrigado a conviver com ninguém pelo simples fato de serem da mesma família. Se não te faz bem, aconselho a se afastar. Laço sanguíneo não é desculpa para que você continue convivendo com pessoas egoístas e que necessitam humilhar as outras o tempo todo.
Opiniões diferentes são sempre bem-vindas, mas aquelas que ofendem outro ser humano não devem ser levadas em consideração, tais como machismo, racismo e homofobia. Se a forma de pensar de uma pessoa é achando que mulher é menos que homem, corra. Se a forma de pensar de uma pessoa é achando que negro é menos que branco, corra. Se a forma de pensar de uma pessoa é achando que homossexual é menos que heterossexual, corra.
Isso não se classifica como sendo “mas é a minha opinião”, isso é falta de caráter. E aposto que você não quer conviver com alguém que tenha esse grande defeito moral.
Boas pessoas não compartilham de preconceitos, boas pessoas veem o seu semelhante com amor. Quem usa da fala para criar violência, faz muita gente boa sofrer, podendo gerar péssimas consequências futuras, recaindo em quem você menos espera. Pessoas que praticam o ódio atingem não só quem elas querem atingir, mas também aqueles que se encontram na mesma situação.
Suponho que você ame a sua mãe, então inflamar discursos machistas recairão também na sua mãe que é uma mulher. Esse ódio que pode atingir a sua mãe não virá diretamente de você, mas de pessoas que se valeram do seu machismo para continuarem propagando o desrespeito. Por isso, pense muito bem ao fazer “piadas” que inferiorizam um determinado grupo de pessoas, porque isso lhe será cobrado e não será por mim.
Você não merece ficar perto de pessoas que proliferam o mal, isso causa um grande desgaste emocional. Afaste-se de amizades e de familiares que não respeitam a condição dos outros seres humanos, porque um dia essas mesmas pessoas não vão te respeitar como ser humano, se é que já não fazem isso e você não percebeu.
Então, tenha ao seu lado apenas os que olham a vida com mais amor, pois esse é o sentimento que quanto mais melhor.
 


Michelle Leite de Barros é advogada em Cuiabá.

Diário da Serra

Notícias da editoria