Diário da Serra
Diário da Serra

Município inicia campanha do Novembro Azul

Rodrigo Soares / Redação DS 05/11/2018 Saúde

Saúde da mulher e do homem está em foco durante esses dois meses

Saúde pública promoverá a realização de exames de PSA

Depois de um mês intenso de atividades voltadas à saúde da mulher através da campanha Outubro Rosa, a secretaria municipal de Saúde deu início ao Novembro Azul, pensando no bem estar masculino.


No decorrer de outubro, a saúde pública promoveu realização de exames e qualificações de médicos e enfermeiros, resultando também na conscientização do público feminino quanto aos cânceres de colo de útero e de mama, doenças que tem tido alta incidência entre as mulheres. De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Martins Bonfim, o Outubro Rosa superou as expectativas em Tangará da Serra. “Foi muito bom, os profissionais das unidades enfeitaram os locais e fizeram vários atividades orientativas com relação a saúde da mulher. Nossos profissionais foram qualificados, havendo palestra sobre ‘Protocolo de Cânceres de Útero e de Mama’. Fizemos durante todo o mês muitos exames de mamografia, tendo no Dia D realizado 60 exames. Fizemos também 217 exames preventivos e 320 testes rápidos, então quero parabenizar nossos profissionais pelo empenho”, parabenizou o secretário, destacando que o mesmo ritmo de atividades será realizado durante o Novembro Azul, com trabalhos voltados à saúde do homem.


“Esse ano não vamos ter foco somente em exame de próstata ou consulta com urologia, vamos intensificar em todas unidades o combate ao tabagismo e alcoolismo. Vamos também fazer uma palestra com nossos profissionais, para que eles sejam atualizados sobre várias informações, pois a saúde é muito dinâmica e precisamos nos atualizar sempre”, relatou o responsável.


Dentre das atividades, a saúde pública promoverá a realização de 100 exames de PSA, com a finalidade de diagnosticar possíveis casos de câncer de próstata de forma precoce e, assim, haver maior chance de cura. “São campanhas importantes, que sempre serão abraçadas pela saúde pública aqui em Tangará da Serra”, finalizou o secretário.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria