Diário da Serra
Diário da Serra

105 madeireiras são embargadas em MT em operações

G1 06/11/2018 Polícia

As empresas foram multadas em mais de R$ 1 milhão e serão responsabilizadas

Madeiras irregulares

Um total de 105 madeireiras foram embargadas em Mato Grosso entre os meses de janeiro e outubro deste ano, durante operações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) por funcionarem sem licença.


Em outubro, uma operação realizada em Colniza e Rondolândia apreendeu quase três mil metros cúbicos de madeira ilegal e interditou três madeireiras, segundo o coordenador de fiscalização da Sema, Gibson Costa Júnior.


“As empresas foram multadas em mais de R$ 1 milhão e serão responsabilizadas por esses danos ambientais”, disse.


De acordo com a Sema, toda a madeira apreendida foi catalogada. Essa foi a maior apreensão de madeira ilegal no estado nos últimos 10 anos.


As operações fazem parte de acordo assinado pelo governo do estado para zerar o desmatamento ilegal até 2020.


O Instituto Centro de Vida, estima que em 2017 foram devastados uma área de 1,196 mil hectares sem autorização, que representa 89% da extração anual.


“O governo vem investindo muito nas ações de fiscalização, para que possamos autuar essas quadrilhas que degradam o meio ambiente de maneira irregular e irresponsável”, contou.


Em uma propriedade em Sinop o empresário Jaldes Langer, que era madeireiro em 1990 agora faz o plantio de eucaliptos e teca em sua fazenda.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria