Diário da Serra
Diário da Serra

Lions promoverá ‘Caminhada Passos que Salvam’ em Tangará

Fabíola Tormes / Redação DS 30/10/2018 Saúde

O kit da caminhada está a venda, por apenas R$ 35

Campanha foi lançada nesta terça-feira

O Lions Clube Tangará da Serra, em lembrança ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, promoverá no dia 25 de novembro a Caminhada Passos que Salvam.

Coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos (Hospital do Amor), a ação acontecerá simultaneamente em mais de 500 cidades e 16 estados brasileiros.


Neste dia, em Tangará da Serra, os organizadores querem reunir cerca de 500 pessoas em uma caminhada pela Avenida Brasil, com saída do estacionamento do Big Master, seguindo até a Praça dos Pioneiros/Centro Cultural, pois o objetivo é despertar a atenção de toda a população para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. 


“E hoje estamos fazendo o lançamento oficial da campanha e contamos com a participação de toda a população”, explicou a presidente da Comissão, Marilza Aparecida Barreto Manzano, que atendeu a imprensa nesta terça-feira, 30, para o ato oficial. 


Para participar da caminhada, os associados do clube e voluntários estão vendendo os kits do evento, contendo camiseta, sacochila e boné. “Cada kit será vendido por apenas 35 reais e toda a renda será encaminhada ao Hospital de Câncer de Barretos, que atende anualmente centenas de tangaraenses”, reforça. 


Além do envio das crianças mais cedo para tratamento, dando oportunidade de vida aos pacientes, a caminhada tem viabilizado com a captação de recursos através da venda dos kits, fortalecer a pesquisa clínica dos tumores, oferecer uma segunda chance de tratamento com novas drogas para pacientes com recaída ou em progressão de doença, também fortalecido a área de pesquisas de laboratório e genética baseadas no conceito de terapia-alvo, tratamento geneticamente personalizado para aumentar as taxas de cura.


Além dos associados, os kits, com camisetas de diferentes tamanhos, estão à venda em dois pontos de apoio: Comadre Costureira e Ótica Bijóia. 


Campanha inicia com palestras nas escolas

A Caminhada Passos que Salvam, promovida pelo Hospital de Câncer de Barretos em parceria com o Lions Clube Tangará da Serra acontecerá no dia 25 de novembro, em todo o país. 


Em Tangará da Serra, porém, os trabalhos relacionados a campanha iniciarão já no início do mês de novembro, segundo a presidente da Comissão, Marilza Barreto. “Durante todo o mês de novembro iremos percorrer as escolas do município para, em conversa com pais e professores, alertarmos para o diagnóstico precoce e para os sinais e sintomas do câncer infantil”, explica a responsável, ao destacar que este trabalho será realizado por uma equipe de voluntárias, capacitadas. 


De acordo com Marilza Barreto muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico e/ou desinformação dos médicos. “Por isso o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido. É extremamente importante reconhecer os sinais e sintomas, encaminhando a criança precocemente para um tratamento adequado em centros especializados. E é isso que queremos levar às mães e pais, durante essas conversas. Informações importantes para identificação dos principais sintomas relacionados a essa patologia”, complementa, ao destacar ainda que quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são maiores. 


A programação de palestras nas escolas está sendo finalizado.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria