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Leitura e Leitor: Uma Relação de Prazer ou de Dever?

Nalva da Cruz Garcia, Odair Alves Vieira e Rute Candida de Oliveira  26/10/2018 Artigos

A leitura é a porta aberta para a imaginação, para a compreensão do mundo

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A iniciação da leitura não é o simples fato de apresentar ao aluno as letras escritas, é mais que preparar o leitor para decifração das artimanhas de uma sociedade que pretende consumi-lo, ler leva o aluno ao gosto, ao prazer de ler, o prazer pela leitura começa quando a criança fica admirada, maravilhada com a história contada pelo professor. A leitura é a porta aberta para a imaginação, para a compreensão do mundo, do homem e sua existência, é um elo que liga passado, presente e futuro, capaz de fazer o homem mais próximo do seu semelhante, mais conhecedor de si mesmo e de seus limites e suas potencialidades.
Quando a leitura é feita por prazer, frui mais a expectativa dos alunos, devemos trabalhar a essência do texto, o tema, o lugar, personagens, espaço , ao término de uma leitura o professor deve instigar os alunos, fazendo-lhes perguntas, deixando que os mesmos responda às perguntas de acordo com o que entendeu.
De acordo com os PCNS é importante a escuta de textos orais e escritos , deve-se preparar atividades envolvendo leituras de acordo com a faixa etária dos alunos, o ambiente ao qual está inserido e valorizando também o conhecimento de mundo deles. Deve-se trabalhar a leitura utilizando vários gêneros textuais, jornais, revistas, livros, embalagens, sem deixar de valorizar a leitura de mundo do aluno.
Após a leitura o aluno deve sentir o desejo de ler cada vez mais, ter idéias de intertextualidade, sendo assim uma leitura significativa,levando – ao prazer, a vontade de partilhar as descobertas. Descobertas que devem sair da sala de aula e ir além para que outras pessoas sintam o mesmo prazer de ler. A leitura deve ser inserida de forma prazerosa e jamais como um dever ou forma de punição. Ler, antes de tudo, é expandir horizontes, é um ato de prazer instigado desde a mais tenra idade por pais, professores e meios de comunicação, levando as crianças à ludicidade necessária a fim de que o gosto pela leitura esteja inserido naturalmente no cotidiano e jamais como obrigação.
O ato de ler deve ser incentivado desde os primeiros anos da criança, a influência dos pais neste processo ajuda muito também, e a forma a escola interfere para o bem ou para o mal. Por sua vez a leitura é a principal forma de se construir opiniões, ressaltando que a leitura deve ser utilizada como fonte de prazer.
Todavia existem crianças que não gostam de ler e dificultam à prática da leitura, não devemos nos preocupar pois com paciência ela encontrará livros de seu interesse,. mesmo que sejam gibis ou tiras dos quadrinhos de jornal, não importa, tudo o que leva ao hábito de ler desde cedo deve ser encarado com naturalidade, pois com o tempo esse iniciante leitor passará a desejar mais e novos rumos, o que o fará crescer intelectualmente. Ler deve ser prazeroso, é base para uma vida toda, a escola exerce fator importantíssimo no que se refere a esta construção do ser humano consciente do que o rodeia.
Dessa maneira a leitura é prazer, a cada aula deve se renovar, a cada dia, não deve ser um hábito , repetição, mas sim um instrumento de fruir, viajar no pensamento e fazer novas
descobertas. O prazer é obtido de forma mais rápida, sem esforço, ele é imediato, já a fruição decorre do esforço de ler, ele dá um prazer mais intenso, transcendendo assim o prazer.

Nalva da Cruz Garcia
(Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino)

Odair Alves Vieira
(Professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino)

Rute Candida de Oliveira
(Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino)

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