Diário da Serra
Diário da Serra

Rotary transforma geladeiras em bibliotecas

Fabíola Tormes / Redação DS 18/10/2018 Geral

A primeira geladeira instalada está no saguão da Prefeitura

Livros estão a disposição da população

Com o propósito de fomentar o gosto e acesso facilitado à leitura, o Rotary Club Tangará da Serra Centro está instalando em diferentes pontos da cidade uma ‘Geladeira Literária’.


O objetivo, segundo o presidente Luiz Carlos Guedes, é dar um bom uso a geladeiras velhas (totalmente repaginas) e ainda oportunizar a leitura de bons livros, de forma gratuita. “O projeto Geladeira Literária é mais um importante projeto do nosso clube, pois visa disponibilizar a oportunidade da leitura a uma grande parcela da comunidade”.


O projeto começou a ser desenhado há um ano, com a ornamentação das geladeiras e coleta dos livros, doados pela comunidade. Neste período, cerca de 600 livros foram arrecadados e assim divididos em quatro geladeiras que contém, em média, 90 livros. Os demais ficarão para as próximas que serão montadas. 


A princípio foi instalada uma única geladeira de livros no saguão da Prefeitura Municipal. No entanto, algumas unidades já estão sendo finalizadas e em breve serão instaladas no posto do Samae, localizado na antiga Prefeitura, no Hospital Municipal e uma terceira em local a definir. “Todas elas estão prontas e a nossa expectativa é instalar todas na próxima semana”.


Para leitura dos livros, Guedes orienta que a pessoas abram a geladeira, escolham o livro que queiram ler e levem para casa para essa viagem ao mundo literário. “E a gente conta com a conscientização da sociedade para que essas geladeiras e livros continuem em bons estados, possibilitando a leitura para diversos cidadãos”. 


O projeto foi idealizado pelo Rotary Club Tangará da Serra Centro e conta com a parceria do Rotaract, Prefeitura Municipal e também do colaborador Moacir Garcia Bicho, que abraçou a causa. 
 



Diário da Serra

Notícias da editoria