Diário da Serra
Diário da Serra

Prova para intérpretes de Libras acontecerá em Tangará

Rosi Oliveira / Redação DS 05/10/2018 Educação

Interessados tem até o dia 10 para realizarem suas inscrições

Prova acontecerá nos dia 16 e 17 de outubro

Atualmente, é pública e notória a importância do intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua participação nos espaços educacionais. Seu papel  foi preestabelecido, apresentando seus benefícios como um dos possíveis pontos de origem para esclarecer algumas das dificuldades e/ou desconfortos enfrentados pelos(as) alunos(as) surdos(as).


Apesar de já ser um grande avanço a Língua ser reconhecida, ainda há poucos profissionais nessa área. E por muitas vezes, até há a capacitação, mas não a certificação que permita ao intérprete poder trabalhar na área.


 Por esse motivo, nos dia 16 e 17 de outubro acontecerá em Tangará da Serra uma Prova de Atesto, que será uma forma para que o intérprete tenha a certificação necessária para exercer sua profissão como informa o diretor do  Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro) em Tangará da Serra, Marcos Antônio Alves da Costa. “Essa prova ocorre sempre em Cuiabá, mas nós do Cefapro de Tangará fizemos o pedido e eles aceitaram que dessa vez, a prova seja realizada aqui. Fizemos isso pensando em facilitar para os intérpretes dessa região”, destacou.


Segundo o diretor, para essa prova, estão sendo aguardadas aproximadamente 30 pessoas. “Acreditamos que tenhamos umas 30 pessoas que virão de Campo Novo do Parecis, Juara, Cotriguaçu, Denise, Barra do Bugres e Nova Olímpia”, informou Marcos Antônio.


Ainda conforme  Alves, os interessados tem até o dia 10 do corrente mês para realizarem suas inscrições através do email www.tga.cefapro@educacao.mt.gov.br e caso queiram informações podem ligar no 3326 9318. “Essa é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que desejam ter sua capacitação reconhecida/ certificada. Temos muitos intérpretes, mas ainda não são o suficiente”, reforçou.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria