Diário da Serra
Diário da Serra

PROERD será desenvolvido em escola municipal de Campo Novo

Parecis.Net 18/09/2018 Educação

Inicialmente o programa será desenvolvido na Escola Professor Antônio Pereira

Lançamento do programa, na última semana

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar e Câmara de Vereadores, realizou na última semana o lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que será desenvolvido inicialmente na Escola Municipal Professor Antônio Pereira.


O prefeito Rafael Machado, participou da apresentação e destacou que o programa deve ser levado a mais escolas do município. “Agradecemos a parceria com a Polícia Militar. Hoje começamos o programa aqui nessa escola, mas acreditamos e estamos em negociação para que possamos ampliar o programa e levar o PROERD para outras unidades escolares”.


O Coronel PM Moretti, Comandante do CR VII, destacou a importância do programa para Campo Novo do Parecis e disse estar à disposição da comunidade para ampliar os serviços. “A Polícia Militar de uma forma geral trabalha na prevenção. Quando a gente faz isso, a gente tem oportunidade de falar de boas escolhas, dos desafios de vida, questão de droga, é muito melhor trabalhar na prevenção. Temos o apoio da prefeitura, do prefeito e estamos à disposição”, afirmou.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA
O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade porque representa, para o usuário, um comprometimento do futuro e da qualidade de suas relações sociais, com maior propensão ao envolvimento em crimes, violência e ingresso num ciclo de decadência de valores. O público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea.


A principal estratégia contra esses males é a prevenção por meio do diálogo com as pessoas, ainda durante sua infância e adolescência, fases de suas vidas em que se encontram mais naturalmente aptas a receber orientações e assimilar valores. Investir com o PROERD é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações antissociais.


O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.


O programa possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico pelo desenvolvimento da cidadania, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º, in verbis: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”. Nesse sentido, a psicopedagoga Gleisa Antunes destaca que os objetivos das lições do Proerd são consonantes aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, definidos pelo Ministério da Educação.

Diário da Serra

Notícias da editoria