Diário da Serra
Diário da Serra

Prorrogado período proibitivo de queimadas

Rodrigo Soares / Redação DS 18/09/2018 Geral

Período proibitivo foi prorrogado até o próximo dia 1º de outubro

Ocorrência de incêndio florestal é alta no Estado 

Previsto para ter encerrado no último dia 15, o período proibitivo de queimadas na zona rural em Mato Grosso foi prorrogado. Conforme o decreto publicado pelo Governo do estado nesta segunda-feira, 17, a prorrogação vai até o dia 1º de outubro devido as condições climáticas que se encontram favoráveis as ocorrências severas de queimadas e incêndios florestais, o que pode colocar em risco a saúde, a qualidade de vida e a segurança da população. 


De acordo com o diretor regional da unidade desconcentrada da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) em Tangará da Serra, Jeferson Zucchi, apesar da prorrogação, denúncias não têm sido muito frequentes na cidade. “Não temos tido muitas ocorrências. Temos menos do que as registradas no mesmo período do ano passado”, explicou o diretor, destacando que durante o período proibitivo, utilizar fogo para limpeza e manejo de áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações. “Nas áreas urbanas, o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro”, alertou Zucchi. 


A decisão de prorrogação da proibição foi tomada esta semana após um parecer técnico que recomendou a medida. Além das queimadas, a preocupação é quanto as altíssimas temperaturas e umidade relativa do ar baixíssima. 


Apesar da prorrogação, Mato Grosso continua liderando o ranking nacional de incêndios florestais, respondendo por 18% das queimadas registradas em todo país.  Até o início dessa semana, 79.106 ocorrências eram contabilizadas em nível nacional, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Do total, 14.045 focos ocorriam em Mato Grosso. Outros 7.784 incêndios ocorriam em Rondônia, e 7.656, no Pará. Além de colocar em risco quem passa por rodovias e estradas rurais, as queimadas prejudicam o meio ambiente com desmatamento e morte de animais. 
 

Diário da Serra

Notícias da editoria