Diário da Serra
Diário da Serra

USFs do Morada do Sol e Barcelona passam a contar com atendimento bucal

Rosi Oliveira / Redação DS 17/09/2018 Saúde

A partir de agora, são 12 unidades com esse serviço

atendimentos iniciaram na segunda-feira, 17

Desde a segunda-feira, 17, moradores do Morada do Sol, Barcelona, Buritis, Linha 11 e 12 passaram a contar com atendimento odontológico na  Unidade de Saúde da Família onde estão inseridos, o que antes não acontecia, uma vez que os atendimentos nesse caso, eram  referenciados ao Posto Central. As informações foram repassadas pelo Coordenador da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, Uelington Cordeiro, ao salientar que a meta é ampliar ainda mais essa cobertura. “Nosso objetivo é de ampliar ainda mais os atendimentos que já são oferecidos, disponibilizando à população um atendimento de qualidade e próximo as suas casas”, pontuou.


De acordo com Uelington, essas são as duas primeiras a receberem a implantação, mas ele deve seguir em outras unidades muito em breve.


Até o momento, Tangará da Serra conta com 28 Equipes de Estratégia da Família e destas, apenas 10 contavam com atendimento bucal, com dentista e auxiliar. Agora são 12.


As unidades de acordo com o coordenador, foram escolhidas após um estudo. “Percebemos que havia uma busca muito grande por atendimento bucal no Posto Central. Iniciamos então, um estudo para descobrir quais os bairros mais buscavam esse atendimento e evidenciamos que eram o Barcelona e Morada do Sol. Sendo assim, eles receberam primeiro os consultórios”, frisou Cordeiro ao reforçar que em breve os atendimentos devem chegar ao Alto da Boa Vista e Altos do Tarumã.


Hoje Tangará conta com atendimento de Saúde Bucal nas Unidades do Jardim Shangri-lá, Vila Nazaré, Vila Goiânia, Jardim dos Ipês, Cohab, Jardim Santa Izabel, Vila Esmeralda, Jardim Presidente, Barcelona, Morada do Sol, Vila Araputanga  e Posto Central. Em média, cada uma  das unidades atende por dia, 10 pacientes. 50 por semana, totalizando por mês, 200 pacientes. 


Nesses 200 pacientes são realizados em média por unidade de 800 a mil procedimentos clínicos ao mês.


A partir de agora os agendamentos para atendimentos nas unidades do Barcelona e Morada do Sol acontecerão todas as sextas-feiras, por ordem de chegada.


Atendimentos bucais deverão chegar a zona rural em breve

O Ministério da Saúde preconiza a maior cobertura possível na Saúde Bucal. Até o momento, em Tangará da Serra essa cobertura é de 42%, o que aumentará com a implantação dos atendimentos nas unidades do Morada do Sol e Barcelona. Conforme o Coordenador da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, Uelington Cordeiro outra meta traçada pelo Município é de expandir os atendimentos também para a zona rural, onde a estrutura deverá ser de forma móvel. “Além de ampliar os atendimentos na zona urbana, queremos estender também para a zona rural. Queremos levar os atendimentos até as pessoas onde elas moram e para isso utilizaremos unidades móveis, que deverão prestar atendimentos em cada localidade por dois dias e seguir para outra área. Assim evitaremos que os moradores desses locais necessitem se deslocar à cidade para receber o atendimento bucal”, destacou.


De acordo com Cordeiro apesar de toda boa vontade em expandir os atendimentos na área os trâmites burocráticos são muitos o que dificulta um pouco mais as implantações. “Não fazemos somente com recursos próprios, o Ministério da Saúde manda o recurso, mas daí temos todo o processo licitatório e vários outros trâmites a serem seguidos e isso demora um pouco, mas podemos garantir que estamos trabalhando para ampliar os atendimentos na área da saúde bucal em nossa cidade”, pontuou o coordenador.


Na oportunidade o dentista ressaltou ainda que as unidades que estão sem dentista em breve deverão ter o problema resolvido, uma vez que o seletivo já aconteceu e a partir de agora, os dentistas já deverão ser convocados.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria