Diário da Serra
Diário da Serra

Mato Grosso volta a ser credenciado para transplantes

RD News 17/09/2018 Saúde

Hospital Santa Rosa é cadastrado fazer transplantes

Saúde

Dados oficiais do Estado indicam que Mato Grosso possui quase 2 mil pacientes que precisam de um aparelho de hemodiálise para sobreviver.


Para estes pacientes surge uma esperança. Em 3 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da União o credenciamento do Hospital Santa Rosa e de uma equipe médica formada por 3 urologista e 2 nefrologistas para a retirada e o transplante de rins no Estado. O credenciamento é feito pelo Ministério da Saúde para a unidade atender pelo SUS, retomando um serviço que foi interrompido há quase 15 anos.


A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Fabiana Regina de Souza Molina, explica que nem todos os pacientes renais tem indicação para o transplante, e que está sendo realizada uma triagem para definir quais são indicados. Não há uma fila, pois a prioridade é para quem tem compatibilidade com o doador. “O transplante não é a cura para esses pacientes, eles terão acompanhamento médico para o resto da vida. A vantagem é que agora poderão fazer isso dentro de casa”.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria