Diário da Serra
Diário da Serra

Tangará da Serra se despede de Manoel Ferreira de Andrade

Fabíola Tormes / Redação DS 09/09/2018 Geral

Ele morreu na noite da última quinta-feira, aos 73 anos

Manoel Ferreira de Andrade - arquivo da família

Morreu na última quinta-feira, dia 6 de setembro, o ex-prefeito de Tangará da Serra e ex-deputado estadual por Mato Grosso, Manoel Ferreira de Andrade.


Manoel do Presidente, como era carinhosamente conhecido, estava internado há mais de uma semana em um hospital, em Cuiabá, para uma angioplastia, mas acabou falecendo no início da noite de quinta-feira, em consequência de uma parada cardíaca, aos 73 anos. 


Pernambucano de nascimento, Manoel Ferreira de Andrade chegou em Tangará da Serra no final da década de 1970, oriundo de Presidente Prudente onde trabalhava como representante comercial. Aqui fundou o Supermercado Presidente, do qual herdou o nome de Manoel do Presidente.


Muito envolvido com o esporte, que lhe deu popularidade, inclusive, para se tornar político, ele patrocinou diversos times, que levavam toda a família para a beira do campo nos finais de semana, na antiga Chácara do Presidente (hoje Campo do Vasquinho). 


Já na vida política sua trajetória começou em 1986, quando tentou a candidatura a Deputado Estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mas não conseguiu apoio dos líderes do partido no Estado, razão pela qual fundou o Partido Liberal (PL). 


Dois anos mais tarde se candidatou a prefeito de Tangará da Serra e elegeu-se prefeito municipal com um vice do PFL, Saturnino Masson. Eles governaram o Município entre 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992. Como prefeito, além de muitos benefícios, ele foi um dos responsáveis pela implantação dos dois maiores frigoríficos de Tangará da Serra e núcleo industrial do Santa Terezinha. 


Depois deste período, elegeu seu vice Saturnino Masson como prefeito de Tangará e em 1994 se candidatou a Deputado Estadual ainda pelo PL, e assim representou o município na Assembleia legislativa do Estado de Mato Grosso entre os anos de 1995 a 1998. Neste período, a convite do Governador Dante de Oliveira ele migrou para o PDT, passando a fazer parte da base do Governo. 


Como deputado, ele foi o ponto fundamental para a criação do Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Tangará da Serra, pois sua mudança para o PDT, de Dante de Oliveira, ficou condicionada a aquisição do Centro de Ensino Superior de Tangará da Serra – Ensino Superior Privado (CESUT) pela Unemat, com ensino superior público. Esta transferência de mantenedora foi uma conquista de toda a comunidade tangaraense que se uniu em prol de uma universidade pública e de qualidade para atender a região.


Ele era casado com a também ex-prefeita de Tangará, Ana Maria Monteiro de Andrade, pai do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Tangará, Emerson Adriano Andrade, Meire Selma Andrade Neves e Ricardo Andrade, e avô de cinco netos.


“Tangará perde uma grande pessoa”, lamentam amigos

O feriado da Independência em Tangará da Serra foi marcado pela despedida do ex-prefeito Manoel Ferreira de Andrade.


Em seu velório, na Capela Ecumênica Valdemar da Cruz, em frente ao Cemitério Jardim da Paz, familiares e amigos aproveitaram os últimos momentos ao lado do conhecido Manoel do Presidente. 


Um desses amigos presentes foi Raimundo da Cruz Neves. Emocionado, ele contou da amizade entre as famílias, que ultrapassa 40 anos. “Nos conhecemos a mais de 40 anos e desde que o conheci, passei a admirar demais por ser um homem sério e honesto, que criou a família muito bem e está deixando muitos amigos na cidade”, lamenta o amigo.


“Uma pessoa que contribuiu com Tangará da Serra e que vai deixar muita saudade”, completa o amigo de longa data. “Sinto muito a partida do Seu Manoel. Ele sofreu demais com a saúde e infelizmente morreu muito novo. E Tangará perde uma grande pessoa, que vai deixar saudade”.


Muitas homenagens ao ex-prefeito também foram registradas nas redes sociais. A vereadora Dona Neide, amiga da família, demonstrou sua gratidão. “Sr. Manoel viveu seu tempo nessa terra. Semeou, colheu e deixou seus frutos. Muito obrigado por tudo”.



Diário da Serra

Notícias da editoria