Diário da Serra
Diário da Serra

Animais silvestres são soltos em reserva mantida por hidrelétricas

Assessoria Especial 04/09/2018 Geral

Foram soltos na reserva um casal de quatis e 20 jabutis

Soltura dos animais se deu em mata nativa de 10 mil hectares

Animais silvestres apreendidos pelo IBAMA foram reintegrados à natureza nesta segunda-feira, 3, numa reserva de 10 mil hectares de mata nativa pertencente às hidroelétricas Juba I e II.


A soltura dos animais – um casal de quatis e 20 jabutis - foi realizada por uma equipe do Ibama do Ceará, estado onde os animais – todos oriundos de habitats no Cerrado e no Pantanal de Mato Grosso – foram apreendidos em ações de fiscalização ou entregues espontaneamente ao órgão. A equipe foi coordenada pelos analistas ambientais do órgão, Wálber Feijó de Oliveira e Alberto Klefasz.


O transporte dos animais se deu durante três dias em viaturas do próprio Ibama e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Sema-CE). Todo o trabalho foi acompanhado por representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e pela direção do complexo hidrelétrico. A ação também foi acompanhada por alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual (ETE/Secitec) de Tangará da Serra, sob coordenação da professora Gisa Laura dos Reis.


O casal de quatis já está à solta na reserva, enquanto os jabutis ainda passarão por aclimatação em uma área cercada na própria usina, recebendo alimentação adequada para acumularem reservas proteicas antes de serem definitivamente soltos na natureza.


Segundo o gerente do complexo, engenheiro Gleison Souza, a reserva de mata nativa mantida pela empresa de geração de energia estará sempre à disposição para receber animais para soltura. “A empresa estará sempre empenhada para que esta experiência seja duradoura e bem sucedida”, finalizou.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria