Diário da Serra
Diário da Serra

Semana Farroupilha inicia dia 12 de setembro

Redação DS 05/09/2018 Geral

Evento completa 30 anos

Geral

O Centro de Tradições Gaúchas de Tangará da Serra – CTG Aliança da Serra, que este ano completa 30 anos de fundação, realizará mais uma edição da Semana Farroupilha, data importante que intitula o tema das comemorações farroupilhas deste ano.


A XXX Semana Farroupilha inicia no dia 12 de setembro, logo pela manhã (7h), com uma roda de gaita e chimarrão, na Praça da Bíblia e segue com diversas atrações durante os nove dias de comemorações, tendo, inclusive, os tradicionais cafés de chaleira nos dias 13, 14 e 15 de setembro. As comemorações encerram no dia 20, o Dia do Gaúcho. 


Segundo o patrão do CTG Aliança da Serra, Jeferson Zucchi, a Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. “Ela envolve praticamente toda a população que cultiva as tradições do sul, nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias”, descreve, ao destacar que um dos símbolos culturais sulista é a Chama Crioula. “É o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a Tradição Gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heroico dos Farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos”.


Toda a cultura e tradicionalismo gaúcho será demonstrado durante os nove dias de programação, que terá Missa Crioula, jantares, oficina de churrasco, torneios esportivos e muito mais. “Com esta garra e com este sentimento patriota, que remete aos ensinamentos e glórias dos antepassados gaúchos, é que mantemos viva esta tradição e que nela criamos nossos filhos para que possamos deixar sempre pessoas de bem para um futuro melhor para nossa cidade e nosso País”, finaliza Zucchi.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria