Diário da Serra
Diário da Serra

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada em MT

Redação DS 03/09/2018 Saúde

Prorrogação valerá para municípios em que a meta não foi atingida. Tangará ultrapassou e não terá prorrogação

Tangará da Serra encerrou a campanha com a cobertura de 102,88%

Estados e municípios que ainda estão abaixo da meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra pólio e sarampo, terão mais 15 dias para ofertar as duas vacinas na rede pública de saúde. O Ministério da Saúde prorrogou até dia 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação. Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não recebeu o reforço dessas vacinas. A recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado. Até esta segunda-feira, 3 de setembro, 88% das crianças receberam as vacinas contra a pólio e o sarampo em todo o país.


Segundo informado no sistema, Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão atingiram a meta de vacinação do Ministério da Saúde. Mas, doze estados ainda estão abaixo da média nacional de 88% das crianças vacinadas contra as duas doenças.


No Estado de Mato Grosso, segundo dados do Ministério da Saúde, a campanha continuará, pois somente 89,28% (polio) e 89,30% (sarampo) foram alcançados. “Estamos dando mais uma oportunidade para que essas crianças sejam vacinadas contra a pólio e o sarampo. Vinte estados ainda não atingiram a meta da campanha. É preciso que os gestores de saúde, bem como pais e responsáveis, se conscientizem da importância da vacinação contra essas doenças. Para estarmos protegidos contra a pólio e sarampo é preciso atingir a meta de 95% nacionalmente”, convoca o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

 

Tangará da Serra
Diferente da nacional e estadual, Tangará da Serra ultrapassou a meta de vacinação. Com a melhor cobertura vacinal das cinco maiores cidades de Mato Grosso, Tangará da Serra encerrou a campanha com a cobertura de 102,88%, ficando a frente de Cuiabá- 61,40%; Rondonópolis- 86,67%; Sinop- 96,87% e Várzea Grande: 95,84%.


Embora muitos municípios do estado prorroguem a data, isso não ocorrerá em Tangará da Serra pelo fato da meta já ter sido alcançada. “Como Tangará da Serra já atingiu essa meta não estenderemos o prazo”, informou o secretário de Saúde, Itamar Bonfim. 

Diário da Serra

Notícias da editoria