Diário da Serra
Diário da Serra

No mês de agosto queimadas triplicaram em Tangará

Rodrigo Soares / Redação DS 02/09/2018 Geral

Corpo de Bombeiros divulgou estatística à reportagem do Diário da Serra

Em agosto, 75 queimadas foram realizadas

Nem mesmo a intensa chuva que caiu no dia 24 de agosto foi o suficiente para reduzir o número de queimadas neste mês em Tangará da Serra. Conforme levantamento realizado pela 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros.  No último mês o Município registrou 75 atendimentos, três vezes maior do que o acumulado no mesmo período de 2017, quando 25 chamados foram realizados, representando um aumento de 200%.


“O mês de agosto foi realmente muito fora do normal mesmo. Todos os dias aconteciam ocorrências. Por mais que teve uma forte chuva, a população não teve consciência, por mais que trabalhamos a importância de preservação, a população ainda falha muito”, avaliou o tenente Campo Filho.


A estatística que o jornal Diário da Serra teve acesso com exclusividade ainda revela que o número de queimadas também já é maior somando todos os meses desse ano, em comparação com os oito primeiros meses de 2017.


“Até o momento tivemos 157 atendimentos, e no ano passado tivemos 104, então já é um aumento considerável”, afirmou o tenente, destacando que os números são preocupantes diante dos prejuízos que são causados à população e, principalmente, ao Meio Ambiente.


“Estamos em um período muito quente e abafado. A população mesmo piora a situação ateando fogo em terreno urbano e em área florestal, causando transtornos para fauna e flora”, enfatizou Campos Filho, aproveitando ainda para fazer um apelo à população.


“Gostaríamos de reforçar nosso pedido de conscientização. A sociedade só tem a perder ateando fogo nesse período, pois o clima fica numa situação delicada, causando prejuízos para todos, principalmente para nossas crianças e pessoas idosas”, afirmou o responsável.


Setores W e E registram maiores índices

Através de um estudo detalhado, a  3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros realizou o mapeamento dos locais onde tem maior incidência de queimadas em Tangará da Serra.


De acordo com o tenente Campos Filho, os setores E e W são os que mais registram queimadas, principalmente nos bairros Alto da Boa Vista e Vila Esmeralda.


“Iniciamos no ano passado e estamos dando sequência nesse também no trabalho de coordenadas geográfica, verificando em quais regiões mais acontecem as queimadas. Com isso, identificamos os bairros que têm maior incidência”, relatou o responsável, destacando que o Corpo de Bombeiros envia relatórios à Secretaria Municipal de Meio Ambiente visando coibir as queimadas.


“O objetivo é facilitar a identificação das pessoas que ateam fogo, e promover a responsabilização, pois a prática da queimada é crime”, relatou o tenente Campos Filho.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria