Diário da Serra
Diário da Serra

Para sempre.

Lévender Mattos 30/08/2018 Artigos

Se tornar pai cedo te obrigada a amadurecer mais rápido

Gabriel e Lévender

Salvei essa foto que parece não ter muito significado, mas com o tempo vou lembrar desse dia, o dia em que você saiu de casa, o registro feito, a pouca mala, a vontade nos olhos, os membros inquietos, uma mistura de sentimentos de quem foi e de quem ficou. Tudo meio sei lá.
A vida é um complexo paradoxo, enquanto um filho ainda nem chegou em casa, o mais velho já saiu dela. A casa e a distância física aumentaram. O ciclo se repete, tempos atrás fui eu quem me despedi de quem ficou em casa e sai para ganhar o mundo. E ganhei muita coisa mesmo.
Se tornar pai cedo te obrigada a amadurecer mais rápido, a se tornar responsável, a inverter as prioridades, com a paternidade viramos adultos aos pouquinhos, dando um adeus doído ao adolescente que éramos, a juventude que tínhamos vai escapando por entre os dedos, e tudo o que a gente precisa cabe nos braços e chora sem parar noite e dia. Daí eles crescem, e você não quer que saiam dos seus braços, mas não tem mais como segurar, e então o choro muda de lado.
Parafraseando a canção... “No dia em que eu saí de casa minha mãe me disse filho, vem cá! Passou a mão em meus cabelos olhou em meus olhos começou a falar, por onde você for eu sigo com meus pensamentos sempre onde estiver, em minhas orações eu vou pedir a Deus que ilumine os passos seus, eu sei que ela nunca compreendeu os meus motivos de sair de lá, mas ela sabe que depois que cresce o filho vira passarinho e quer voar, eu bem queria continuar ali, mas o destino quis me contrariar e o olhar de minha mãe na porta eu deixei chorando a me abençoar”.
Algumas coisas são para sempre...
Recordei da minha adolescência, quanta vontade de viver, de apreender, de crescer, de ser muito menos do que me transformei, como a gente se subestima, como a gente se supera, como transformamos tanto a nossa realidade e a de quem nos quer bem, para sempre.
Saiba que os dias são mais importantes que os anos. Aproveite a sua infância. E quando chegar o momento, independentemente da idade, assuma as responsabilidades e atitudes de ser adulto, até mesmo a maior de todas, que é a oportunidade de transformar alguém em adulto também, mesmo que para você ele seja uma criança, para sempre.
Meu filho, vá com Deus que este mundo inteiro é seu, e você continuará sendo o meu. Para sempre.

 

 

Lévender Mattos
Agrônomo apaixonado pela paternidade. 
Escreve por passatempo. 
Pai do Gabriel de 16 anos, do Enzo de 5 anos, e de mais um ou uma que ainda nem nasceu. 
Idealizador da página @paiterapia.

Diário da Serra

Notícias da editoria