Diário da Serra
Diário da Serra

Campanha encerra hoje, sem prorrogação

Rosi Oliveira / Redação DS 31/08/2018 Saúde

Pais devem ficar atentos

Saúde

Encerra hoje, 31, a Campanha de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo. Em vários estados haverá um segundo dia D pelo fato de muitas localidades não terem alcançado a meta estabelecida. Em Tangará da Serra isso não ocorrerá. Apesar de ainda haverem crianças por serem vacinadas, a meta já foi alcançada.


De acordo com dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, até o final da tarde desta segunda-feira, 27, Tangará alcançou um percentual de 92,03% de cobertura vacinal, bem diferente da média nacional e Estadual (67,20%). “Vacinamos um pouco mais de 5 mil crianças e lembrando que ainda temos 450 crianças para vacinar até sexta-feira”, alerta a coordenadora, Juliana Herrero.


De acordo com o secretário de Saúde Itamar Bonfim, a vacinação em Tangará também não será prorrogada, sendo assim, os pais que ainda não levaram os filhos para serem imunizados devem ficar atentos. “Como Tangará da Serra já atingiu essa meta não estenderemos o prazo”, informou o secretário.


Em todo o país, 11 estados estão abaixo da média nacional de cobertura vacinal da Campanha de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo. Até esta quinta-feira, 30, cerca de 73% das crianças brasileiras foram vacinadas. Em todo o país, foram aplicadas mais de 16,3 milhões de doses das vacinas (cerca de 8,2 milhões de cada). Segundo a última atualização enviada pelos estados, o Rio de Janeiro está com o menor índice de vacinação, seguido pelo Distrito Federal, Roraima, Pará, Acre, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.


A campanha foi desenvolvida após surgirem novos casos das doenças. 


De acordo com as organizações, esse aumento dos casos no último ano pode ter sido resultado da baixa cobertura vacinal em alguns países.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria