Diário da Serra
Diário da Serra

450 crianças ainda devem ser vacinadas até sexta em Tangará

Fabíola Tormes / Redação DS 29/08/2018 Saúde

Campanha de Vacinação encerra nesta sexta-feira

Saúde

Encerra nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo em todo o país. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. 


Porém, mesmo estando na reta final da campanha, dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 4 milhões de crianças em todo país ainda precisam ser imunizadas. Até o final da tarde de segunda-feira, 69,05% do público-alvo havia sido vacinado. A meta do governo federal é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças na faixa etária estabelecida.


Já em Tangará da Serra, a Secretaria Municipal de Saúde comemora os dados de cobertura vacinal no Município. De acordo com dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, até o final da tarde desta segunda-feira, 27, Tangará alcançou um percentual de 92,03% de cobertura vacinal, bem diferente da média nacional e Estadual (67,20%). “Vacinamos um pouco mais de 5 mil crianças e lembrando que ainda temos 450 crianças para vacinar até sexta-feira”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero. 


Em comparação com os maiores municípios matogrossenses, a maior cobertura é de Sinop, com 76,68%, seguidos de Rondonópolis 70,30%, Várzea Grande 51,95% e Cuiabá, com 48,96%. “Fazemos realmente um apelo aos pais, que tenham filhos nesta faixa etária, que procurem uma Unidade de Saúde da Família, que façam a vacina. O Brasil todo está preocupado com a reintrodução dessas doenças no nosso território. Nós já temos comprovado alguns óbitos de sarampo no país e não queremos que isso aconteça na nossa cidade. Para isso temos que ter as nossas crianças vacinadas”. 


Em Tangará da Serra o objetivo é vacinar, pelo menos, 95% das 5.495 crianças da faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. 
 

Diário da Serra

Notícias da editoria