Diário da Serra
Diário da Serra

Primeiros socorros auxiliam no salvamento de vítimas de infarto

Assessoria 17/08/2018 Saúde

O primeiro atendimento é crucial

Saúde

Todos os dias, mais de 820 pessoas sofrem algum tipo de complicação cardiovascular no Brasil. Mesmo com dados tão alarmantes, poucas pessoas conhecem quais são os primeiros socorros a serem empregados em caso de mal súbito ou infarto. Saber o que fazer em um destes casos pode aumentar a sobrevida das vítimas dos males do coração, apontados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) como os principais causadores de morte em todo o planeta.


No Brasil, o Ministério da Saúde também destaca que 300 mil pessoas sofrem infarto anualmente em território nacional – sendo que em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) ainda estima que mais de 100 mil paradas cardíacas acontecem, anualmente, fora do hospital.


Boa parte da população desconhece, no entanto, a conduta de primeiro socorros que pode salvar vidas em situações que envolvam mal súbito ou infarto. Coordenadora da central de remoções de empresa especializada em home care, a médica Flávia Monteiro explica que o primeiro atendimento é crucial para determinar o prognóstico das vítimas, podendo também ser chamado de gold time (ou tempo de ouro, em português).


De acordo com a especialista, o contato imediato com o serviço de emergência deve ser priorizado em casos de urgência. Depois desse primeiro passo, o ideal é checar se a pessoa está com pulsação. “Se não for detectada a pulsação em até dez segundos, deve-se iniciar, imediatamente, as compressões torácicas”.


Em julho de 2018, a Casa de Saúde São José, do Rio de Janeiro, lançou uma música em parceria com a banda Barão Vermelho que visa a conscientização da ressuscitação cardiopulmonar (RPC). A ideia da campanha é que a melodia traga referências do ritmo ideal para a compressão torácica.
A ação foi inspirada em um caso estadunidense, que popularizou o ritmo das massagens cardíacas por meio da icônica canção Stayin’ Alive, do grupo Bee Gees.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria