Diário da Serra
Diário da Serra

Em 21 dias de campanha 3 mil animais já foram imunizados

Rosi Oliveira / Redação DS 16/08/2018 Saúde

No momento não disponibiliza vacinas na cidade

Saúde

Em apenas 21 dias de campanha de vacinação antirrábica, a Secretaria Municipal de Tangará da Serra, através da Vigilância Ambiental já imunizou 3 mil animais.
No Município, a meta é vacinar 16.115 cães e 2.985 gatos como informa a coordenadora da Vigilância Ambiental, Izabela Talita Silva Gomes.
A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80% de cobertura vacinal sobre a meta estabelecida em cada Município. Em Tangará da Serra na campanha de 2017 esse quantitativo foi superado, chegando a 106%.
Segundo a responsável, diferentemente do calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, que iniciou a campanha no dia 1º de agosto, em Tangará isso já ocorre desde o dia 17 de julho. A campanha iniciou pela zona rural e deve chegar a zona urbana somente no mês de outubro quando deverá acontecer também o Dia D. “Estamos fazendo a campanha desde julho e já alcançamos três mil animais, mas temos ainda muitos a serem vacinados”, confirma.
De acordo com a coordenadora, a vacinação iniciou na divisa de Tangará com Santo Afonso e agora já está na região do Bezerro Vermelho e  Bandeirantes. Por ter perímetro territorial extenso com muitas chácaras, sítios e fazendas o trabalho demora um pouco mais, além de contar com a disponibilidade da equipe que no momento é apenas uma.
Izabela salienta aos moradores das localidades por onde já aconteceu a passagem da equipe  e que por algum motivo não estavam para que os animais fossem vacinados, que basta ligar, e haverá um agendamento para que a equipe retorne. “Pode demorar um pouquinho. Talvez depois da zona urbana, mas voltaremos se formos solicitados”, garante.
Outro ponto ressaltado por Isabela é o temor de alguns donos de pets que não deixam que os animais recebam a vacina. “Pedimos que por favor, permitam que os animais sejam vacinados. Será bom para todos”, destaca ao frisar que no momento não disponibiliza vacinas na cidade.

Diário da Serra

Notícias da editoria