Diário da Serra
Diário da Serra

Projeto destina “Frank’s” a entidades assistenciais

Assessoria Especial 14/08/2018 Educação

Computadores “Frank’s” são montados em sala de aula

Educação

A Casa da Criança foi a primeira entidade assistencial a receber um computador montado a partir de sucata eletrônica pelos alunos do curso Técnico em Suporte e Informática (MSI) da Escola Técnica Estadual (ETE/Secitec) de Tangará da Serra. A entrega aconteceu no último dia 08, na sede da entidade, com a presença da agente administrativa Laiz Garcia Guedes.
Além da Casa da Criança, os alunos do MSI projetam entregas de computadores ao Lar do Idoso e à Casa do Adolescente – estas em Tangará da Serra – e ao Projeto Agente Mirim, de Campo Novo do Parecis.
As doações são parte do projeto “Gestão do Lixo Eletrônico: Seu Lixo Eletrônico Tem Endereço”, desenvolvido pelos alunos desde o ano passado, quando a turma participou, 24 a 26 de outubro, da 14ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O projeto de Tangará da Serra conquistou o primeiro lugar no evento.
O projeto prevê parceria entre a Escola Técnica e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Pelo projeto, as escolas municipais receberão contêineres para que a população, empresas e órgãos públicos do bairro onde a escola está localizada descartem equipamentos eletrônicos.
Objetivo - O projeto, orientado pelos professores José Valdecir Cardoso e Josenai Terra, visa proporcionar destinação correta dos resíduos eletrônicos, que possuem grande potencial poluidor. 
Os equipamentos recepcionados são desmontados e seus componentes triados pelos alunos do MSI. Os componentes funcionais são reaproveitados na montagem de outros computadores (os quatro já montados são denominados ‘Frank’ 01, 02, 03 e 04, alusão bem-humorada do famoso personagem de ficção Frankenstein, monstro que ganhou vida a partir de partes de outros corpos). Os Frank’s são, então, doados a entidades assistenciais, beneficentes e filantrópicas, enquanto o material inservível seguirá para empresas de reciclagem.

 



Diário da Serra

Notícias da editoria