Diário da Serra
Diário da Serra

Saúde de Tangará notifica dois casos suspeitos de Sarampo

Fabíola Tormes / Redação DS 03/08/2018 Saúde

A confirmação dos casos suspeitos foi dada em coletiva a imprensa, nesta sexta-feira

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra confirmou, em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira, 03, a notificação dos dois primeiros casos suspeitos de Sarampo na cidade.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, os casos suspeitos foram notificados nesta semana – na terça e quarta-feira, dias 31 de julho e 01 de agosto, ocasião em que amostras de sangue foram colhidas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (LACEN/MT). “São crianças entre 1 e 2 anos (…) Crianças que estão bem, sem complicações”, confirmou a responsável, ao afirmar que, por enquanto, são casos suspeitos, pois os resultados dos exames chegarão em aproximadamente 30 dias. 
“Mas enquanto a gente não tem o resultado, o importante é garantir a vacinação, independente se vier positivo ou negativo. Precisamos vacinar as nossas crianças”, alerta, ao lembrar que a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo inicia na próxima semana, dia 6 de agosto. “São crianças e por isso nosso apelo aos pais, porque sem eles, as crianças não vão a unidade. Eles [crianças] dependem do adulto e temos crianças suspeitas. Não queremos que a doença se instale no nosso município e por isso precisamos vacinar as nossas crianças, o mais rápido possível”.

Campo Novo
Vale lembrar que o município vizinho, Campo Novo do Parecis, também está em alerta para a doença. Lá, porém, o caso de Sarampo foi confirmado laboratorialmente. 
Em recente entrevista ao DS, o médico responsável pela Vigilância Epidemiológica, André Luciano Meira de Oliveira Martins, contou que o caso chegou ao conhecimento da equipe de saúde na primeira quinzena de julho, já com sorologia positiva – realizada pela família. Após a notificação, novos exames foram solicitados e novamente o resultado foi positivo para o Sarampo.

Diário da Serra

Notícias da editoria